Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Arquivamento de casos no STF alerta força-tarefa

Ministros encerraram seis inquéritos apontando excesso de prazo e falta de provas; para investigadores, decisões põem em xeque potencial da delação da Odebrecht

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast), Fabio Serapião , Breno Pires e BRASÍLIA
Atualização:

Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasilia. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

A sequência de seis arquivamentos de inquéritos por ministros do Supremo Tribunal Federal em um período de um mês deixou em alerta procuradores e delegados da Polícia Federal que atuam na Operação Lava Jato. Os reveses, para representantes da PF e do Ministério Público Federal, significam um obstáculo às investigações - que chegam a uma fase decisiva na Corte - e põem em xeque o potencial da delação da Odebrecht.

PUBLICIDADE

+++Novas derrotas reforçam isolamento do relator da Lava Jato

+++Gilmar arquiva inquérito de Aécio no caso Furnas

Ministros apontaram excesso de prazo e falta de provas para arquivar os seis inquéritos. Em cinco deles, a Procuradoria-Geral da República havia pedido o envio das investigações para a primeira instância, com base na decisão do próprio Supremo que limitou o foro privilegiado. Em outro foi negado um pedido de prorrogação de prazo.

+++'Não vão deixar pedra sobre pedra', diz decano da força-tarefa da Lava Jato

Publicidade

As decisões foram recebidas com contrariedade na Procuradoria. Nenhum dos arquivamentos foi solicitado pelo órgão, o que não é usual no Supremo. O mais comum é o arquivamento após pedido dos próprios procuradores.

Nos bastidores da PF, os episódios reforçam o receio de que o acordo de delação da Odebrecht, fechado em dezembro de 2016 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tenha falhas que comprometam o avanço de uma parcela das investigações da Lava Jato.

+++Após 'liberdade plena' para Dirceu, Toffoli nega habeas a ex-prefeito de Guapirama

Três dos inquéritos arquivados tinham como pendência a perícia nos sistemas de comunicação e contabilidade da empresa - Drousys e MyWebDay -, fator que foi minimizado pelos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli ao decidir pôr fim ao procedimento de apuração.

+++Criador do 'Drousys' entrega a Lava Jato lista com 73 usuários do sistema

Publicidade

Segunda Turma. Embora investigadores não vejam as decisões como uma ameaça à continuidade da operação, aos arquivamentos se somam derrotas recentes sofridas na Segunda Turma da Corte, formada em sua maioria por ministros críticos aos métodos da Lava Jato.

Na semana passada, Gilmar, Toffoli e Ricardo Lewandowski impuseram cinco derrotas ao relator da operação na Corte, Edson Fachin, libertando dois condenados na Lava Jato (José Dirceu e João Cláudio Genu) e anulando provas obtidas em busca e apreensão no apartamento funcional da senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

+++Toffoli, Gilmar e Lewandowski mandam soltar José Dirceu

+++Moro diz que tornozeleira em Dirceu seguiu autorização da própria 2ª Turma do Supremo

Na Corte, há expectativa de mais arquivamentos no segundo semestre. A Procuradoria, por sua vez, tenta reverter o encerramento de dois inquéritos que tinham como investigados os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM). A PGR afirmou, em nota, que procuradores da equipe estão analisando os demais casos.

Publicidade

+++Liberdade de Dirceu provoca embate entre Toffoli e Fachin, e mais derrota ao relator da Lava Jato

Além de Gilmar e Toffoli, os arquivamentos partiram de Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que integram a Primeira Turma do Supremo.

+++PF cobrou Odebrecht por falta de arquivos do 'sistema da propina' da empresa

Nesta sexta-feira, 6, em Londres, Gilmar voltou a fazer críticas aos métodos da Lava Jato e afirmou que houve um momento de "canonização" da operação no País, em que qualquer questionamento a ela era considerado "antirrepublicano".

+++Moro ordena nova perícia sobre sistemas de propina da Odebrecht, agora na ação do sítio de Atibaia

Publicidade

Delações. Os efeitos práticos da delação dos 77 executivos da Odebrecht foram objeto de discussão nos recentes arquivamentos de inquéritos decididos por ministros do Supremo. Em ao menos três inquéritos a PF relatava pendência de perícia nos sistemas Drousys e MyWebDay e pedia a prorrogação das investigações. Mas, contrariando a Procuradoria e a PF, os ministros da Corte minimizaram os efeitos que a análise poderia trazer e engavetaram as investigações.

+++'Juízes não têm ideologia para pender para um lado A ou B', diz Fachin

Como mostrou o Estado em abril, em pelo menos 32 inquéritos abertos com base nas delações da Odebrecht, investigadores aguardavam a perícia nos "sistemas de propina" da empreiteira. Decisão do ministro Edson Fachin, revelada pelo Estado, deu aval para as perícias e foi vista como capaz de destravar o andamento de alguns casos.

+++ Perícia encontra 'evidências de destruição de dados' em sistemas da Odebrecht

Para investigadores, as decisões dos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes reprimem essa expectativa e representam um golpe no acordo da Odebrecht. Um ministro ouvido reservadamente disse que planilhas, por si só, não são provas. O entendimento pode afetar outros inquéritos abertos com base na delação da empreiteira, especialmente os que têm as planilhas da Odebrecht como principal elemento de prova.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.