Política

politica

Ao vivo: Lula preso

O ex-presidente Lula, condenado e preso na Lava Jato, cumpre pena em Curitiba

Após se entregar à Polícia Federal para o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês de reclusão no processo do triplex do Guarujá (SP), Lula, de 72 anos, que governou o Brasil por dois mandatos (2003/2010), se tornou o primeiro ex-presidente na história da República a ser preso por um crime comum. O maior líder petista foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro. A ordem de prisão expedida por Moro foi cumprida 26 horas depois do prazo indicado pelo magistrado.


Lula anunciou que se entregaria à PF durante ato no entorno do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Um grande tumulto marcou sua saída do local. Foram necessárias duas tentativas para o petista sair da sede do sindicato que ele presidiu no fim dos anos 1970. Na primeira, a militância impediu a passagem do carro e um portão chegou a ser quebrado. Na segunda tentativa, Lula conseguiu deixar o prédio a pé, rompendo a resistência de um grupo de militantes.

Antes de se entregar, Lula discursou por 55 minutos em um carro de som tomado por políticos, sindicalistas, religiosos e artistas. Ele persistiu na retórica de candidato nestas eleições, disse que é inocente e que foi incentivado a se exilar em outro país ou em alguma embaixada. Lula foi mais enfático na crítica aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O plenário da Corte e o relator Edson Fachin já rejeitaram recursos do ex-presidente. Ontem, Fachin negou uma reclamação da defesa do petista. 

Lula foi levado de carro até a Superintendência da PF em São Paulo, onde passou por exame de corpo de delito. Depois, foi de helicóptero até o aeroporto de Congonhas, de onde seguiu para Curitiba. O ex-presidente chegou à sede da PF em Curitiba às 22h30. Toda a movimentação foi marcada por tensão e tumultos. Profissionais de imprensa foram agredidos em diversos momento da cobertura do caso. Ao menos seis jornalistas foram hostilizados por manifestantes pró-Lula; entidades condenaram.

++ Tudo o que você precisa saber sobre a prisão de Lula

++ BR18: acompanhe os bastidores

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 05h18

    09/04/2018

    STF

     

    Ministro do STF Marco Aurélio Mello afirmou ao Estado que vai levar ao plenário liminar que trata sobre prisão em segunda instância; decisão pode beneficiar ex-presidente Lula, condenado e preso na Lava Jato. Leia mais.

  • 05h09

    09/04/2018

    Análise

     

    Independentemente do desfecho do conflito político que envolve Lula e da crise que atinge as instituições do País, as esquerdas, particularmente o partido do ex-presidente, terão de se reinventar. Leia a análise de Aldo Fornazieri, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

  • 04h27

    09/04/2018

    Análise

     

    Condenação de Lula é pelo triplex, mas longe de ser só pelo apartamento. Leia na coluna da jornalista Eliane Cantanhêde.

  • 03h43

    09/04/2018

    Lula preso

     

    Advogados especialistas em Direito Penal apontam o que pode acontecer com o ex-presidente Lula e quais os caminhos jurídicos a defesa pode seguir no processo do caso triplex. Leia no Blog do Fausto.

  • 02h58

    09/04/2018

    STF

     

    Após a prisão do ex-presidente Lula, a estratégia do PT é pressionar a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. Leia no BR18.

  • 02h12

    09/04/2018

    Lula preso

     

    Além do caso relativo ao triplex do condomínio Solaris, no Guarujá (SP), o ex-presidente Lula também enfrenta outros seis processos. Duas ações correm na Vara de Curitiba, do juiz Sérgio Moro, e outras quatro estão com a justiça federal de Brasília. Saiba mais no Blog do Fausto.

  • 01h36

    09/04/2018

    Curitiba

     

    Apoiadores do ex-presidente Lula fazem vígila em uma área a 100 metros da sede da Polícia Federal. Balanço informal da Polícia Militar informa que entre 700 a 1000 pessoas estavam concentradas por volta das 21h de domingo, 8. (Daniel Weterman, O Estado de S. Paulo/Broadcast).

  • 00h49

    09/04/2018

    Bastidores

     

    O presidente Michel Temer (MBD) foi informado durante todo o sábado, 7, sobre o andamento em relação à decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se entregar à Política Federal. A todos, a recomendação do presidente era de "muita cautela" e "muito cuidado". Saiba mais.

  • 00h34

    09/04/2018

    Lula preso

     

    Durante primeiro dia em sua cela na sede da Polícia Federal, Lula teve o mesmo tratamento dos demais presos da Lava Jato. Recebeu advogado e amigo, e acompanhou jogo do Corinthians pela televisão. Leia mais no Blog do Fausto.

  • 00h26

    09/04/2018

    Agressões

     

    Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudiu, em nota, violência contra profissionais da imprensa durante a cobertura da prisão do ex-presidente Lula, mas afirma que "essa situação lamentável" seria resultado "da política das grandes empresas de comunicação, que apoiam o golpe, e que adotam uma linha editorial de hostilidade contra as organizações populares". Saiba mais.

  • 23h57

    08/04/2018

    OAB pede ‘punição exemplar’ a ataques ao prédio de Cármen e a jornalistas e se diz preocupada com 'a proliferação de gestos de violência e de desrespeito à Justiça'. Saiba mais. Foto: OAB

    OAB

  • 23h43

    08/04/2018

    Relembre: Oscar Maroni cumpre 'promessa' e distribui cerveja após pedido de prisão de Lula. Empresário apareceu vestido de presidiário e entoou o Hino Nacional junto ao público. Imagens de Sérgio Moro e Cármen Lúcia foram ostentadas em frente o Bahamas Club, em São Paulo. Saiba mais.

    Mateus Bonomi/AGIF

  • 23h28

    08/04/2018

    "Manda esse lixo janela abaixo": Confira o áudio vazado do voo de Lula para Curitiba. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

    Nilton Fukuda/Estadão

  • 23h22

    08/04/2018

    Em vídeo gravado antes de ser preso, Lula afirma que Moro tem 'mente doentia'. Gravação é uma conversa com Frei Beto no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo. Assista:

  • 23h07

    08/04/2018

    ‘Sem Lula, esquerda não tem candidato’, diz historiador José Murilo de Carvalho. Para ele, o PT terá que se aproximar do centro se quiser ser competitivo em 2018. Confira a entrevista na íntegra. Foto: Wilton Junior/Estadão

     

    Wilton Junior/Estadão

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.