Após morte de general iraniano, vídeo antigo de mísseis viraliza fora de contexto

Onda de desinformação sobre tensão entre Estados Unidos e Irã inclui gravação que foi visualizada quase 1,5 milhão de vezes no Facebook

PUBLICIDADE

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

Após o ataque americano que resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimani, diversas imagens antigas voltaram a circular nas redes sociais com legendas que anunciam uma "terceira guerra mundial". Um dos vídeos retirados de contexto foi reproduzido quase 1,5 milhão de vezes no Facebook e obteve 49 mil compartilhamentos. A gravação, no entanto, já havia sido publicada nas redes sociais em 2018.

O vídeo abaixo foi divulgado no dia 12 de novembro de 2018 com legenda que informava se tratar de mísseis chegando à cidade de Ashkelon, ao norte da Faixa de Gaza. As mesmas imagens também foram postadas no YouTube, identificadas com a mesma localização.

Veja abaixo a publicação que divulga vídeo antigo.

Vídeo já havia sido publicado em 2018. Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Desinformação sobre EUA e Irã

escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã após o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani e o ataque a bases militares americanas gerou uma onda de boatos nas redes sociais. Veja o que o Estadão Verifica já checou:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.