Alessandra Monnerat
10 de janeiro de 2020 | 18h15
Após o ataque americano que resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimani, diversas imagens antigas voltaram a circular nas redes sociais com legendas que anunciam uma “terceira guerra mundial“. Um dos vídeos retirados de contexto foi reproduzido quase 1,5 milhão de vezes no Facebook e obteve 49 mil compartilhamentos. A gravação, no entanto, já havia sido publicada nas redes sociais em 2018.
O vídeo abaixo foi divulgado no dia 12 de novembro de 2018 com legenda que informava se tratar de mísseis chegando à cidade de Ashkelon, ao norte da Faixa de Gaza. As mesmas imagens também foram postadas no YouTube, identificadas com a mesma localização.
Rocket ???? lands in Ashkelon minutes ago, 3 injured. #IsraelUnderFire
Publicado por StandWithUs em Segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Veja abaixo a publicação que divulga vídeo antigo.
Vídeo já havia sido publicado em 2018. Foto: Reprodução/Facebook
A escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã após o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani e o ataque a bases militares americanas gerou uma onda de boatos nas redes sociais. Veja o que o Estadão Verifica já checou:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.