Vídeos antigos de lançamentos de mísseis são compartilhados como se fossem de ataque do Irã a base militar dos EUA
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Vídeos antigos de lançamentos de mísseis são compartilhados como se fossem de ataque do Irã a base militar dos EUA

Gravação que mostra dezenas de projéteis já havia sido publicada em 2018 no YouTube

Alessandra Monnerat

09 de janeiro de 2020 | 17h35

ERRATA: Uma versão anterior desta checagem identificava o segundo vídeo mencionado como sendo do ataque do Irã contra a base militar dos Estados Unidos no Iraque. Na verdade, a gravação é de 2018. Corrigimos a informação às 13h do dia 10 de janeiro. 

Uma publicação no Facebook divulga um vídeo antigo de lançamento de mísseis com legenda que afirma se tratar do ataque iraniano contra a base militar americana no Iraque. Essa gravação, no entanto, não é recente, e havia sido publicada no YouTube em outubro de 2018. Assista ao vídeo abaixo:

A legenda do vídeo informa ser uma manobra conjunta entre Omã e Reino Unido no deserto de Omã. O Estadão Verifica não conseguiu confirmar essa informação em fontes confiáveis. No entanto, é possível descartar que o vídeo mostre o ataque de mísseis do Irã contra base militar dos Estados Unidos na noite de terça-feira, 7.

O post no Facebook divulga ainda um segundo vídeo, também antigo. A gravação original é de outubro de 2018 e mostra um ataque do Irã contra o Estado Islâmico na Síria. O vídeo foi divulgado pela agência iraniana Sima News e reproduzida por TVs como a Al Jazeera. Veja abaixo:

Uma versão anterior desta checagem identificava a gravação como sendo do dia 7 de janeiro deste ano. O vídeo havia sido publicado pelo perfil verificado do Daily News Egypt no Twitter e pela China Broadcasting Corporation. Veja abaixo.

O post foi marcado como falso no Facebook por trazer dois vídeos fora de contexto. Esta checagem foi feita por meio da parceria entre o Estadão Verifica e a rede social. O site americano PolitiFact também checou os dois vídeos, aqui e aqui.

Vídeo de série de mísseis não é recente. Foto: Reprodução/Facebook

Desinformação sobre EUA e Irã

escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã após o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani e o ataque a bases militares americanas gerou uma onda de boatos nas redes sociais. Veja o que o Estadão Verifica já checou:

 

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: