Foto de soldados americanos em avião é de 2013 e não tem relação com ataque de mísseis do Irã
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Foto de soldados americanos em avião é de 2013 e não tem relação com ataque de mísseis do Irã

Imagem antiga tem sido compartilhada como se fosse recente; não compartilhe informações de fontes não confiáveis nas redes sociais

Alessandra Monnerat

08 de janeiro de 2020 | 11h58

Uma foto de militares americanos dentro de um avião tem sido compartilhada nas redes sociais com legendas que afirmam se tratar de soldados enviados para o Irã. Isso não é verdade: a imagem é antiga e não tem relação com os ataques iranianos contra bases militares dos Estados Unidos no Iraque na noite desta terça-feira, 7, nem com a morte do general Qassim Suleimani, na semana passada.

A foto original é de janeiro de 2013 e foi publicada pelo Departamento de Defesa dos EUA. Os soldados estavam voltando para casa, em um avião na Base Aérea de Bagram, no Afeganistão. Veja o contexto original do clique:

Foto original é de 2013. Foto: Reprodução/Departamento de Defesa dos EUA

Para encontrar o contexto original de fotos publicadas online, uma dica é usar ferramentas de busca reversa de imagem, como Google Imagens e TinEye. A pesquisa mostra sites que publicaram fotos similares. Veja exemplo abaixo:

Pesquisa reversa de imagem revela contexto original de fotos. Foto: Reprodução/Google

A Agência Lupa também checou essa imagem, selecionada para verificação por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook.

Veja outras checagens sobre EUA e Irã:

 

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: