PUBLICIDADE

Resumo das Eleições 2018: Facebook derruba páginas pró-Bolsonaro e Marina apoia Haddad

Em pesquisa, Bolsonaro aparece com 57%; Mourão critica Eduardo Bolsonaro; veja o que foi destaque sobre as eleições 2018 nesta segunda-feira

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

De segunda a sexta, o Estado publicará resumos com as principais notícias sobre as campanhas e o dia dos candidatos nas eleições 2018. Confira abaixo os destaques desta segunda-feira, 22:

Marina declara voto crítico a Haddad no segundo turno das eleições

Marina Silva disputou à Presidência pela Rede; partido teve desempenho ruim na Câmara Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO

A candidata da Rede à presidência da República nas eleições 2018, Marina Silva, declarou seu apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) nesta segunda-feira, 22. Em nota, Marina disse que Bolsonaro representa um “risco iminente”, por isso não votará nele, mas que fará uma oposição democrática a Haddad.

 

Facebook remove grupo de páginas que apoiam Bolsonaro

O candidado à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro Foto: REUTERS/Ricardo Moraes/File Photo

O Facebook removeu nesta segunda-feira, 22, 68 páginas e 43 perfis que formavam uma rede pró-Bolsonaro. De acordo com a rede social, elas eram administradas por uma empresa que violava as regras de autenticidade e spam.

As contas foram criadas pela empresa Raposo Fernandes Associados (RFA), que foiinvestigada pelo Facebook.

Pesquisa CNT: Bolsonaro tem 57% dos votos e Haddad 43%

Publicidade

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) em debate Foto: Paulo Whitaker/Nacho Doce/Reuters

PUBLICIDADE

O candidato do PSL à presidência da república, Jair Bolsonaro, tem 57% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa eleitoral realizada pelo instituto MDA divulgada nesta segunda-feira (22). Fernando Haddad, do PT, tem 43%.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e leva em conta apenas os votos válidas. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 Unidades Federativas.

Bolsonaro diz já advertiu filho sobre declaração envolvendo STF

Filho de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi o deputado federal mais votado do País Foto: DARIO OLIVEIRA-30/09/2018

O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) disse em entrevista ao SBT nesta segunda-feira (22) que advertiu seu filho Eduardo Bolsonaro sobre a declaração em que o deputado federal reeleito por São Paulo diz que “bastaria apenas um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Bolsonaro disse que tem respeito aos demais poderes e que o filho já se desculpou pela declaração.

Haddad liga para FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Instituto FHC, em São Paulo Foto: JF Diorio/Estadão

Fernando Haddad telefonou para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na tarde desta segunda, 22. De acordo com relatos, o tucano disse estar muito preocupado com as últimas manifestações de Jair Bolsonaro – sobre banir oposição, ativistas e veículos de imprensa – e com as declarações de Eduardo Bolsonaro sobre as possibilidade de fechar o STF. 

Publicidade

Haddad teria afirmado que a democracia está em “risco extremo”. No diálogo, o petista e o tucano não combinaram ações conjuntas e não falaram sobre apoio eleitoral.

 

Mourão critica fala de Eduardo Bolsonaro sobre STF e diz que PT já propôs o mesmo

General Mourão (PRTB), candidato a vice presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) Foto: Werther Santana/Estadão

Além de ser advertido por Jair Bolsonaro , o deputado federal Eduardo Bolsonaro recebeu críticas do candidato a vice-presidente na chapa do pai, general Mourão (PRTB), após dizer que o Supremo Tribunal Federal poderia ser fechar com apenas um soldado e um cabo.

Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira, 22, ao Broadcast Político, que as Forças Armadas jamais aceitariam tal situação. Mesmo com a crítica, o candidato a vice comentou que o PT, partido de Fernando Haddad, não recebeu as mesmas críticas quando o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) também propôs “fechar o Supremo Tribunal Federal”.

PSOL pede à PGR que investigue Eduardo Bolsonaro sobre fala contra STF

O PSOL protocolou uma representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado reeleito por São Paulo Eduardo Bolsonaro (PSL). O partido pediu que o parlamentar seja investigado por eventuais crimes ao ter dito que para fechar o Supremo Tribunal Federal bastaria “um soldado e um cabo”. O PSOL afirma que o filho de Jair Bolsonaro “teria atentado contra o estado de direito, ameaçado contra a democracia e indo contra as instituições constitucionalmente estabelecidas”.

New York Times diz que Bolsonaro na presidência seria um prognóstico assustador

Publicidade

Sede do jornal New York Times Foto: Pixabay

O jornal norte-americano The New York Times classificou a suposta vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições 2018 como um “prognóstico assustador. O jornal comparou, em seu editorial deste domingo (21), o ex-capitão a Donald Trump e diz que ele tem “pontos de vista repulsivos”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.