Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

O 'Banco Central' dos operadores

O perfil de Dario Messer, 'o doleiro dos doleiros'

PUBLICIDADE

Por Fabio Serapião e BRASÍLIA
Atualização:

Foragido da Polícia Federal após a Operação "Câmbio, desligo", deflagrada nesta quinta-feira, 3, Dario Messer, de 60 anos, herdou os negócios da família nos anos 2000 após a morte do pai, o polonês Mordko Messer, apontado como o primeiro doleiro do Brasil. Desde então virou figura carimbada no noticiário policial e em colunas sociais, onde aparece frequentemente ao lado de atrizes, jogadores de futebol e grandes empresários.

PUBLICIDADE

+++'Câmbio, desligo' manda prender doleiros da Satiagraha, Castelo de Areia e Caso Siemens

Desde o caso Banestado, primeiro escândalo em que Messer apareceu, o doleiro passou pelo mensalão, quando foi tachado de operador do Partido dos Trabalhadores pelo também doleiro Antônio Claramunt, o Toninho Barcelona; pela Operação Sexta-feira 13, em 2009, pelo Swissleaks e, agora, caiu na rede da filial carioca da Lava Jato.

+++Lava Jato caça doleiros que movimentaram US$ 1,6 bi

Messer também foi uma das principais figuras citadas no primeiro acordo de colaboração de Alberto Youssef. Em um depoimento de 4 de março de 2004 ao juiz federal Sérgio Moro e aos procuradores da força-tarefa CC5, que investigava o Banestado, Youssef disse que naquela época eram poucos "os doleiros dos doleiros" no Brasil e que um deles, além do próprio Youssef, era Messer.

Publicidade

"Um era eu, a Tupi Câmbios, a Acaray, Câmbio Real, Sílvio Anspach, o Messer do Rio, o Rui Leite e o Armando Santoni", disse Youssef.

+++Procuradoria escancara a 'rede estruturada' dos doleiros

A expressão "doleiro dos doleiros" revela o tamanho da sua clientela. Messer, desde o caso Banestado, era uma espécie de "Banco Central" dos doleiros. Quando um pequeno ou médio operador financeiro não tinha condições para fazer determinada transação, acionava Messer e seus funcionários para ter suporte.

+++'Câmbio, Desligo' vai atrás de suposto operador de Padilha

+++Dossiê 'Câmbio, desligo'

Publicidade

Após o Banestado, Messer mudou sua banca para o Uruguai e dividia seu tempo entre o Rio e o Paraguai, onde é amigo do presidente Horacio Cartes. Segundo os jornais paraguaios, os dois se consideram "irmãos de alma". É no Paraguai que os investigadores buscam Messer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.