Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Valeixo disse que pediu demissão, afirma Carla Zambelli

Deputada depôs nesta quarta-feira , 13, na sede da Polícia Federal em Brasília no âmbito do inquérito Moro contra Bolsonaro; Zambelli diz que ouviu do então Diretor-Geral da corporação, em conversa pelo Whatsapp no dia 23 de abril, que havia pedido exoneração do cargo

PUBLICIDADE

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Rayssa Motta
Por Fausto Macedo e Rayssa Motta
Atualização:

Deputada Carla Zambelli e ex-DIretor Geral da PF Maurício Valeixo. Fotos: Dida Sampaio e Denis Ferreira Netto/ Estadão Foto: Estadão

Em depoimento prestado à Polícia Federal nesta quarta-feira, 13, no âmbito do inquérito que apura suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, a deputada federal Carla Zambelli (PSL) afirmou que ouviu do ex-Diretor-Geral da corporação, Maurício Valeixo, que ele havia pedido demissão. Segundo a deputada, o delegado não revelou o motivo do suposto pedido de demissão e afirmou que o então ministro Sérgio Moro não havia aceito. A informação teria sido obtida em ligação pelo Whatsapp no dia 23 de abril. A deputada afirmou ainda que, minutos antes de renunciar ao cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro teria dito a ela que permaneceria no governo caso Valeixo não fosse exonerado.

PUBLICIDADE

A versão da deputada contraria o que disse Sérgio Moro. O ex-ministro chegou a afirmar que, embora no decreto de exoneração de Valeixo contasse que a demissão foi 'a pedido', o ex-diretor-geral não havia pedido para sair do cargo.

A parlamentar também disse aos investigadores, na sede da Polícia Federal em Brasília, acreditar que o presidente Jair Bolsonaro não confiava no ex-diretor da PF porque o então ministro Sergio Moro era "desarmamentista". Segundo a deputada, Moro e o presidente Jair Bolsonaro haviam tido "algo recente" sobre esse tema.

Questionada sobre a troca de mensagens tornada pública por Moro no dia de sua demissão, que motivou os investigadores a chamarem a deputada a depôr, Zambelli disse que "como ativista, chegou a trabalhar junto ao então presidente Temer na indicação de Ives Gandra Martins Filho à vaga do STF do Ministro Teori" e que, por isso, achava que poderia "trabalhar junto ao presidente Jair Bolsonaro" para que Sérgio Moro fosse o substituto do ministro Celso de Mello. O decano se aposenta do Supremo Tribunal Federal (STF) no fim deste ano.

Publicidade

Ainda sobre a tentativa de emplacar Moro no STF, a deputada afirmou que não chegou a conversar com Bolsonaro, ou interlocutores do presidente, sobre a proposta feita a Moro. Zambelli disse que as mensagens foram uma tentativa de aproximar o então ministro do presidente Jair Bolsonaro e nada tiveram a ver com uma suposta tentativa de interferência do chefe do Executivo na Polícia Federal.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.