Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo suspende atendimento em cartórios até o fim do mês

Corte que mantém jurisdição sobre maior colégio eleitoral do País com 33 milhões de eleitores também paralisou seus serviços nos postos de atendimento do Poupatempo e o agendamento online

PUBLICIDADE

Por Pedro Prata
Atualização:

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu o atendimento presencial ao eleitor nos cartórios e postos de atendimento localizados no Poupatempo. A decisão vale a partir desta terça, 17, e vai até 31 de março, numa tentativa de reduzir o contágio pelo novo coronavírus. O agendamento pelo site também será interrompido.

Sede do Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo. Foto: Google Maps/Reprodução

PUBLICIDADE

"Trata-se de medida preventiva à segurança e saúde de servidores e eleitores, decisão necessária e em linha com orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades sanitárias brasileiras, e tem como objetivo minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus (Covid-19)", diz nota enviada pelo Tribunal.

Eleitores com casos excepcionais deverão fazer contato por telefone para receber esclarecimentos e realizar eventuais agendamentos. Certidões de quitação eleitoral e outros serviços podem ser acessados por meio do site do TRE-SP.

Eleitores já agendados devem reagendar o atendimento para data posterior, após normalização do atendimento. A secretaria do Tribunal e os cartórios eleitorais funcionarão com força de trabalho e horário reduzidos, das 12h às 16h.

A sessão de julgamento desta terça, 17, está mantida. Apenas as partes e os advogados de processos incluídos na pauta do dia terão acesso ao plenário.

Publicidade

As medidas estabelecidas poderão ser prorrogadas ou revistas de acordo com as circunstâncias do avanço do vírus. Até a tarde desta segunda, 16, o Brasil tinha 234 casos confirmados em 15 Estados e no Distrito Federal. Destes, 152 estão em São Paulo.

Nesta segunda, 16, o Conselho Nacional de Justiça criou um comitê para acompanhar a adoção de medidas de prevenção ao novo coronavírus nos tribunais. O Superior Tribunal de Justiça anunciou que suspendeu as sessões de julgamentos nas próximas duas semanas. Em São Paulo, o fantasma do novo coronavírus fez a Polícia Federal suspender visitas a presos em sua sede.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.