Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juíza manda tirar tornozeleiras e dá liberdade plena a Delúbio e Vaccari na Lava Jato

Ex-tesoureiros do PT cumpriam pena da Lava Jato em regime semiaberto 'harmonizado', na qual eram monitorados pelos equipamentos; decisão foi baseada em novo entendimento do Supremo sobre prisão em segunda instância

PUBLICIDADE

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

A justiça do Paraná determinou a remoção das tornozeleiras eletrônicas que monitoram os passos dos ex-tesoureiros do PT Delúbio Soares e João Vaccari Neto, ambos condenados em segunda instância na Operação Lava Jato. A decisão foi baseada pelo novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após sentença em segundo grau.

O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Foto: André Dusek / Estadão

PUBLICIDADE

Delúbio e Vaccari cumpriam a pena em regime diferenciado, chamado semiaberto 'harmonizado' com tornozeleira eletrônica, desde março e setembro deste ano, respectivamente. Na prática, ambos poderiam viver em casa na capital paranaense desde que trabalhassem durante o dia. O monitoramento dos presos era feito por tornozeleiras eletrônicas, agora retiradas pela 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba.

Os dois ex-tesoureiros apresentaram seus pedidos de liberdade na última sexta-feira, 8, entrando na fila de soltura com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu, ambos liberados no mesmo dia.

Em manifestação encaminhada à Justiça, a defesa de Vaccari alegou não ter 'outra fundamentação' para mantê-lo detido no regime atual após a revisão do entendimento do STF. "Portanto, à luz do novo entendimento da Suprema Corte sobre a matéria, considerando que não há nenhuma condenação com trânsito em julgado, é cogente a libertação do requerente", escrevem os advogados.

Publicidade

Vaccari foi beneficiado em agosto com indulto que reduziu 24 anos de sua condenação. A benesse foi possível após decisão do STF em maio deste ano que, por sete votos a quatro, confirmou a validade de decreto assinado pelo ex-presidente Michel Temer, em 2017. O caso foi parar na Corte após questionamentos que a medida beneficiaria condenados por corrupção e crimes econômicos, conhecidos como crimes de colarinho branco.

A decisão revoga a execução da pena dos ex-tesoureiros. Vaccari cumpria pena de seis anos e oito meses de prisão e Delúbio, seis anos. Ambos no âmbito da Operação Lava Jato.

COM A PALAVRA, O CRIMINALISTA LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO, DEFENSOR DE JOÃO VACCARI NETO

A defesa do Sr. João Vaccari Neto vem informar que o Juízo da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, acolheu e deferiu o pedido de liberdade do Sr. Vaccari, revogando sua Execução Provisória e seu monitoramento eletrônico, na data de hoje.

Informa, ainda, que o Sr. Vaccari já teve retirada a sua tornozeleira eletrônica, restabelecendo-se sua liberdade.

Publicidade

Esta decisão reflete Justiça e sintonia à ordem constitucional, face ao recente posicionamento do STF.

São Paulo, 11 de novembro de 2019

Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso Advogado Criminalista

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.