Compliance no PSL é condição de Bolsonaro

Compliance no PSL é condição de Bolsonaro

Coluna do Estadão

24 de julho de 2019 | 05h00

Jair Bolsonaro. FOTO: ALAN SANTOS/PR

Aliados de Jair Bolsonaro acham que ele finalmente começa a entender que sua imagem está cada vez mais associada à do PSL. Cresce, assim, a esperança de contar com o envolvimento do presidente na vida orgânica do partido, algo que ainda não ocorreu desde a posse dele no Planalto. Como condição para descascar mais abacaxis, além dos inerentes à função de presidente, Bolsonaro teria exigido a adoção de compliance (conjunto de normas para evitar desvios) na legenda. Há, contudo, resistência de uma ala do partido à adoção do modelo.

Tá marcado. O possível alinhamento do Palácio Planalto com o PSL e a possibilidade de adoção do compliance terão martelo batido na próxima semana, em uma reunião entre dirigentes e Jair Bolsonaro.

Aff. O caso de um dirigente do PSL no Ceará que circula de tornozeleira eletrônica teria chegado aos ouvidos do presidente.

Teto de… Há, no entanto, muitas incoerências entre discurso e prática do presidente. Como exemplo, a ala contrária ao compliance cita o caso do ministro afastado do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, investigado pelo uso de supostas candidatas laranjas em MG.

… vidro. O senador Flávio Bolsonaro (RJ), filho do presidente, também é alvo de apurações do Ministério Público. Por isso, não há definição se as regras de um eventual compliance do PSL serão retroativas.

Avançou. A busca do PSL por uma empresa especializada em compliance começou em março, como mostrou a Coluna. A escolhida foi Alvarez & Marsal.

CLICK. Suplicy (PT) postou foto ao lado do Mano Brown, amigo seu de longa data. Disse que incluirá depoimento do rapper em um livro sobre seus 24 anos no Senado.

FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM EDUARDO SUPLICY

Tô… Alvo de pressão por parte de tucanos paulistas, o deputado federal Aécio Neves (MG) tem recebido solidariedade de colegas na Câmara, que classificam os pedidos de expulsão dele do PSDB como “covardia”.

… contigo. Segundo interlocutores, Aécio tem dito que vai esticar a corda até o fim, porém, ele não descarta se afastar do partido.

Vixe. Nos bastidores das Forças Armadas e do governo, a solidariedade dos militares em torno de Rêgo Barros mostra que não será fácil fritar o porta-voz.

SINAIS PARTICULARES
Otávio do Rêgo Barros, porta-voz da Presidência da República

ILUSTRAÇÃO: KLEBER SALES/ESTADÃO

Unidos. O governador Rui Costa (PT-BA), que se recusou a participar de evento com Bolsonaro, recebe no próximo dia 29 seus colegas do Nordeste em evento em Salvador. A reforma tributária será um dos itens da pauta, mas o ato tem tudo para elevar tom hostil contra Bolsonaro.

Sonho meu. A visita de Bolsonaro a Manaus, marcada para amanhã, acompanhado de Paulo Guedes, acendeu a chama da esperança em governistas da região. Há expectativa de que a dupla anuncie medidas voltadas ao Norte do País.

Portas… O governo brasileiro vai conceder status de refugiados a 176 venezuelanos. Essa é a primeira leva de imigrantes do país vizinho, em grave crise econômica e política, que consegue abrigo com mais celeridade, desde o novo protocolo adotado no mês passado.

… abertas. A Coluna mostrou, em junho, que o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) reconheceu situação de grave e generalizada violação de direitos humanos. Na prática, significa acelerar a análise de pedidos de refúgio dos venezuelanos. Hoje são cerca de 99 mil solicitações.

PRONTO, FALEI!

Capitão Augusto. FOTO: ALEX SILVA/ESTADÃO

Capitão Augusto, deputado federal (PL-SP): “Estão ligados a qual grupo político? Eu não acho que um apoiador de Bolsonaro faria isso, nem um bandido comum”, sobre a prisão de hackers suspeitos.

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG E MARIANNA HOLANDA

Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao

Tudo o que sabemos sobre:

Jair BolsonaroPSL [Partido Social Liberal]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.