PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Moro agiu corretamente ao dizer não ao plantonista'

Para especialista em Processo Penal Guilherme de Souza Nucci, caso de Lula 'virou novela porque, no Brasil, todo mundo acha que manda'

Foto do author Marcelo Godoy
Por Marcelo Godoy
Atualização:

Guilherme Nucci. FOTO: OAB/MT Foto: Estadão

Especialista em Processo Penal, o desembargador Guilherme de Souza Nucci, do Tribunal de Justiça de São Paulo, disse que o juiz Sérgio Moro agiu corretamente ao negar o alvará de soltura de Lula.

PUBLICIDADE

PERFIL: Quem é o desembargador plantonista que mandou soltar Lula

Um desembargador de plantão pode decidir um habeas corpus apesar de não pertencer à Turma preventa (responsável por um processo, no caso, a 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal-4)? Quem seria o magistrado competente para se manifestar durante um plantão?

Esse caso só virou essa novela porque, no Brasil, todo mundo acha que manda. O plantão judiciário - de primeiro ou segundo grau - serve apenas e tão somente para questões urgentes, decorrentes de fatos novos. Exemplo: o juiz de primeiro grau acabou de decretar preventiva ou temporária. Assim, para não esperar o próximo dia útil, o defensor vai ao plantão. Havendo Câmara preventa, a regra é que o plantonista não se meta. Até por cortesia profissional e ética.

+++O embate jurídico sobre a liberdade de Lula, hora a hora

Publicidade

Um habeas corpus não deve ser dado só quando há urgência e flagrante ilegalidade?

Excepcionalmente, havendo fato novo, o advogado impetra novo habeas corpus. O plantonista, com muita cautela, analisa. Em caráter excepcional pode tomar providência, como a soltura. Nada disso aconteceu no caso Lula.

+++Presidente do Tribunal da Lava Jato mantém Lula preso

Ao se negar a expedir o alvará, Moro agiu segundo o princípio de que não é obrigado a obedecer a ordem manifestamente ilegal?

Correto. Como regra, ninguém é obrigado a cumprir decisão ilegal de qualquer autoridade. Logo, Moro agiu corretamente ao dizer que o plantonista não é competente para o caso. Aliás, devia ter dito que nem ele é. Essa decisão foi uma "barbaridade jurídica", que empobrece a imagem do Judiciário.

Publicidade

+++Plantonista manda soltar Lula de novo, "em uma hora", prazo que já estourou

Se quem mandou prender Lula foi a 8.ª Turma do TRF-4, o juízo competente para o habeas corpus seria o Superior Tribunal de Justiça em vez do plantonista?

A decisão de prisão partiu da Turma do TRF-4. Então, questionamentos devem seguir para o STJ e, depois, para o STF. Plantonista não pode mudar decisão de colegiado. Jamais.

ARTIGO: A soltura incompetente. Ainda há juízes no Brasil

Cabe abertura de processo administrativo para apurar a conduta do desembargador Rogério Favreto, que quis soltar Lula?

Publicidade

Eu abriria. Mas...

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.