PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Marco Aurélio livra Aécio do risco de prisão

Na mesma decisão em que devolveu o mandato ao senador tucano, ministro do Supremo Tribunal Federal barrou pedido do procurador-geral da República pela custódia preventiva do político

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

Aécio Neves. Foto: Dida Sampaio/Estadão

Na mesma decisão em que devolveu o mandato ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, barrou pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que requereu a prisão preventiva do tucano.

PUBLICIDADE

"Provejo o agravo para afastar as medidas consubstanciadas na suspensão do exercício de funções parlamentares ou de qualquer outra função pública, na proibição de contatar outro investigado ou réu no processo e na de ausentar-se do País, devolvendo ao agravante a situação jurídica que lhe foi proporcionada pelos eleitores no sufrágio universal. Julgo prejudicado o agravo formalizado pelo Procurador-Geral da República em que veiculado o pedido de implemento da prisão preventiva do agravante", decidiu Marco Aurélio.

+ Aécio tem 'fortes elos com o Brasil' e 'carreira política elogiável', diz Marco Aurélio

+ Por que Marco Aurélio devolveu mandato a Aécio

+ Marco Aurélio manda avisar Eunício que Aécio está voltando

Publicidade

O ministro Marco Aurélio também decidiu que o tucano poderá entrar em contato com outros investigados do caso JBS - incluindo sua irmã, Andrea, e até deixar o País.

OUÇA AÉCIO E JOESLEY

Fachin havia imposto outras duas medidas cautelares ao tucano - proibição de contatar qualquer outro investigado ou réu no conjunto de fatos revelados na delação da JBS e a proibição de se ausentar do País, devendo entregar seu passaporte. Marco Aurélio derrubou todas essas medidas cautelares.

OUÇA: + PF intercepta 'bronca' de Aécio em Zezé Perrella

Grampo mostra Aécio pressionando cúpula da PF para ter acesso a inquérito Furnas

Publicidade

PUBLICIDADE

Ao reconduzir Aécio ao Senado, Marco Aurélio declarou expressamente o que pensa do tucano, de quem se revelou profundo conhecedor da biografia.

"É brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável - deputado federal por quatro vezes, ex-presidente da Câmara dos Deputados, governador de Minas Gerais em dois mandatos consecutivos, o segundo colocado nas eleições à Presidência da República de 2014 - ditas fraudadas -, com 34.897.211 votos em primeiro turno e 51.041.155 no segundo, e hoje continua sendo, em que pese a liminar implementada, senador da República, encontrando-se licenciado da Presidência de um dos maiores partidos, o Partido da Social Democracia Brasileira", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.