PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Gilmar suspende tornozeleira em Mantega

Determinação tinha partido do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba; ex-ministro foi alvo da Operação Carbonara Chimica, fase 63 da Lava Jato

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast) e BRASÍLIA
Atualização:

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta quarta-feira, 28, a decisão que impôs ao ex-ministro Guido Mantega o uso de tornozeleira eletrônica.

PUBLICIDADE

A determinação partiu do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, diante de um pedido de prisão de Mantega feito pelo Ministério Público Federal. O contexto foi a Operação Carbonara Chimica, fase 63 da Lava Jato, deflagrada no último dia 21.

A investigação mira supostas propinas milionárias a Mantega e a outro ex-ministro de Lula e Dilma, Antonio Palocci, em troca da edição de medidas provisórias para beneficiar o grupo Odebrecht.

A força-tarefa havia pedido a prisão de Mantega, sob o argumento de que ele tem "omitido valores no exterior". Bonat não viu causa suficiente para o encarceramento, e optou pelo monitoramento eletrônico.

A colocação da tornozeleira estava prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 29. Os advogados do ex-ministro alegaram ao STF que a 13.ª Vara de Curitiba não teria competência para processar e julgar o processo contra Mantega. Segundo a defesa, a decretação das medidas cautelares estaria fundamentada em fatos tratados em ação penal que tramita na Justiça do Distrito Federal.

Publicidade

"A aplicação imediata da medidas cautelares decretadas na decisão reclamada, sobretudo a colocação da tornozeleira eletrônica junto ao corpo, prevista para acontecer em 29 de agosto de 2019, poderia causar dano de difícil reparação ao reclamante, consubstanciado nas restrições à liberdade que passaria a sofrer", afirmou Gilmar na decisão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.