Site apresenta resultado incompleto de pesquisa para dizer que Tarcísio lidera em SP

Em pesquisa espontânea, ex-ministro da Infraestrutura aparece numericamente à frente de Fernando Haddad, mas os dois estão empatados considerando a margem de erro; em todos os outros cenários deste e de outros levantamentos, petista está na liderança

PUBLICIDADE

Por Clarissa Pacheco
Atualização:

Um texto publicado em um site com conteúdo bolsonarista apresenta um recorte enviesado de uma pesquisa de intenção de votos para afirmar que o pré-candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), lidera a disputa para o governo do Estado de São Paulo.

O título do texto afirma que "Tarcísio Freitas já aparece à frente de Haddad na pesquisa espontânea para Governo de SP" -- o que é verdade, de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas. No entanto, a publicação não explica que, considerando a margem de erro, os dois pré-candidatos estão empatados. Além disso, o ex-ministro de Bolsonaro só tem vantagem na pesquisa espontânea -- quando o entrevistador não apresenta uma lista de nomes para o eleitor. Na pesquisa estimulada, quando o pesquisador fornece opções de escolha, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aparece em primeiro lugar e Tarcísio figura na terceira colocação.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os dados publicados pelo site são da Paraná Pesquisas, contratada pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 27 de março de 2022 sob o número SP-07095/2022 e ouviu 1.820 eleitores com 16 ou anos ou mais em 78 municípios do Estado de São Paulo, entre os dias 27 e 31 de março de 2022. Além do Executivo Estadual, o levantamento também pesquisou as intenções de voto para senador. Os resultados foram divulgados no dia 4 de abril de 2022.

Foram apresentados quatro cenários possíveis: primeiro, o espontâneo, sem apresentar aos entrevistados uma lista de candidatos disponíveis. Este tipo de pesquisa ajuda a medir quais são os políticos mais conhecidos e o grau de interesse nas eleições. Os outros três cenários, da pesquisa estimulada, ouviram as intenções do eleitorado a partir de três listas possíveis de candidatos.

Os resultados

Na pesquisa espontânea, a ampla maioria dos entrevistados não sabia ou não respondeu à pergunta (70,5%) sobre em quem votaria para governador. Outros 16,6% disseram que não votariam em ninguém. Tarcísio de Freitas foi o pré-candidato que as pessoas mais citaram espontaneamente (5,4%), seguido por Fernando Haddad (3,5%). Considerando a margem de erro de 2,3 pontos porcentuais para mais ou para menos, eles se encontram empatados.

Na pesquisa espontânea também foram citados Márcio França (1,8%), João Doria (0,7%), Guilherme Boulos (0,3%), Rodrigo Garcia (0,3%), Felicio (0,2%), Abraham Weintraub (0,1%) e Vinicius Poit (0,1%). Outros nomes somaram 0,6% das respostas.

Publicidade

Os outros três cenários foram feitos de forma estimulada. No cenário 1, os eleitores responderam em quem votariam para governador se a eleição fosse naquele momento. Foram oito candidatos disponíveis: Fernando Haddad, Márcio França (PSB), Tarcísio de Freitas, Renata Abreu (Podemos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinicius Poit (Novo), Felicio Ramuth (PSD) e Abraham Weintraub (Brasil 35). Haddad lidera as intenções neste cenário, seguido de Márcio França e Tarcísio de Freitas.

  • Fernando Haddad - 30,2%
  • Márcio França - 17,1%
  • Tarcísio de Freitas - 12,6%
  • Renata Abreu - 4,2%
  • Rodrigo Garcia - 3,5%
  • Vinicius Poit - 0,9%
  • Felicio - 0,8%
  • Abraham Weintraub - 0,5%
  • Nenhum / branco / nulo - 21,5%
  • Não sabe/ não respondeu - 8,6%

No cenário 2 da pesquisa estimulada, os eleitores responderam à mesma pergunta, mas com um número menor de candidatos disponíveis - seis. Haddad segue na liderança, com Tarcísio de novo na terceira posição.

  • Fernando Haddad - 31,1%
  • Márcio França - 17,6%
  • Tarcísio de Freitas - 12,7%
  • Rodrigo Garcia - 3,8%
  • Vinicius Poit - 1,4%
  • Felicio - 1%
  • Não sabe/ não respondeu - 8,9%
  • Nenhum / branco / nulo - 23,4%

Já no cenário 3 da pesquisa estimulada, os eleitores tinham apenas quatro candidatos disponíveis. Fernando Haddad continua à frente, seguido de Marcio França e Tarcísio de Freitas.

  • Fernando Haddad - 31,4%
  • Márcio França - 18,4%
  • Tarcísio de Freitas - 12,9%
  • Rodrigo Garcia - 4%
  • Não sabe/ não respondeu - 8,8%
  • Nenhum / branco / nulo - 24,5%

Outras pesquisas

Publicidade

Até a tarde desta segunda-feira, 18, havia nove pesquisas cadastradas no TSE com o intuito de medir as intenções de voto para governador de São Paulo (consulte aqui todas as pesquisas registradas). Destas, duas ainda estão em fase de coleta de dados e duas ouviram eleitores em uma região limitada - municípios da Baixada Santista ou apenas em São José dos Campos - e não serão consideradas aqui. Outras cinco já tiveram os resultados divulgados. Haddad lidera em todos os cenários destes levantamentos.

A última pesquisa Ipespe/XP (SP-06962/2022), divulgada em 11 de abril, mostra que Fernando Haddad tem 29% das intenções de voto, seguido por Márcio França (19%), Tarcísio de Freitas (13%) e Rodrigo Garcia (5%). Num cenário sem Márcio França, Haddad chegaria a 35%, Tarcísio a 18% e Garcia a 9%. Na pesquisa espontânea, Haddad aparece com 10% e Tarcísio com 9%. A margem de erro é de 3,2 pontos, para mais ou para menos.

Em alta
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

A pesquisa Datafolha (SP-03189/2022) divulgada em 7 de abril mostra Haddad com 29% das intenções de voto, Márcio França com 20%, Tarcísio de Freitas com 10% e Rodrigo Garcia com 6%. Sem Marcio França na disputa, Haddad chega a 35% e Tarcísio e Garcia empatam com 11%. Na pesquisa espontânea, Haddad tem 6%, Tarcísio tem 5% e Rodrigo Garcia tem 1%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Divulgada em 28 de março, a pesquisa Real Time Big Data (SP-09439/2022) também mostrou Haddad na liderança em todos os cenários em que disputaria o pleito no primeiro e no segundo turno. Tarcísio só venceria no segundo turno em uma disputa com Rodrigo Garcia. Se a eleição fosse no momento em que a pesquisa foi feita, Haddad teria 27% dos votos, seguido de Márcio França e Tarcísio de Freitas, ambos com 14%. A margem de erro de 3 pontos porcentuais.

A pesquisa feita pelo Instituto Quaest (SP-03634/2022) em São Paulo e divulgada em 17 de março mostra que Haddad teria 24% dos votos, Marcio França teria 18% e Tarcísio teria 9%, seguido de Guilherme Boulos com 7%. Haddad também lidera no segundo turno em todos os cenários em que é citado. A margem é de dois pontos.

Por fim, um primeiro levantamento do Ipespe (SP-03574/2022) divulgado em 18 de fevereiro mostrava Fernando Haddad e Geraldo Alckmin empatados em uma eventual disputa, ambos com 20% das intenções de voto. Daquela ocasião, num cenário sem Alckmin, Haddad aparecia em primeiro lugar com 28% das intenções de coto, seguido de Marcio França (18%), Guilherme Boulos (11%), Tarcísio de Freitas (10%), Rodrigo Garcia (5%), Abraham Weintraub (2%) e Vinicius Poit (1%). A margem de erro era de 3,2 pontos porcentuais.

Não há endereço de contato para o site que publicou o material.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.