Nova capa falsa da Charlie Hebdo viraliza nas redes sociais com crítica ao STF

Nova capa falsa da Charlie Hebdo viraliza nas redes sociais com crítica ao STF

Montagem usa imagem de ministros sentados à mesa com ex-presidente Lula

Alessandra Monnerat

25 de abril de 2019 | 14h17

A capa original da Charlie Hebdo, publicada em 2010, e a montagem que viralizou no Facebook. Foto: Reprodução/Charlie Hebdo/Reprodução/Facebook

Mais uma capa falsa da revista satírica francesa Charlie Hebdo tem circulado nas redes sociais com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa vez, a montagem usa uma imagem dos ministros sentados a uma mesa, como na Santa Ceia, com a frase em francês “Suprema Corte do Brasil acha que Lula é um santo”. Nesta semana, o Estadão Verifica desmentiu que a publicação da França tenha veiculado capa com caricaturas dos magistrados Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

A página da Charlie Hebdo na internet mostra que a última edição da revista semanal, de 18 de abril, faz referência ao incêndio da catedral de Notre Dame, em Paris, e critica o presidente francês Emmanuel Macron. Uma pesquisa reversa com a imagem da capa alterada revela que o cabeçalho da montagem, na verdade, foi retirado de uma edição da revista de 2010.

Essa desinformação foi selecionada para checagem por meio da ferramenta de fact checking do Facebook. Entenda a parceria com o Estadão Verifica aqui.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.