Nova capa falsa da Charlie Hebdo viraliza nas redes sociais com crítica ao STF
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Nova capa falsa da Charlie Hebdo viraliza nas redes sociais com crítica ao STF

Montagem usa imagem de ministros sentados à mesa com ex-presidente Lula

Alessandra Monnerat

25 de abril de 2019 | 14h17

A capa original da Charlie Hebdo, publicada em 2010, e a montagem que viralizou no Facebook. Foto: Reprodução/Charlie Hebdo/Reprodução/Facebook

Mais uma capa falsa da revista satírica francesa Charlie Hebdo tem circulado nas redes sociais com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa vez, a montagem usa uma imagem dos ministros sentados a uma mesa, como na Santa Ceia, com a frase em francês “Suprema Corte do Brasil acha que Lula é um santo”. Nesta semana, o Estadão Verifica desmentiu que a publicação da França tenha veiculado capa com caricaturas dos magistrados Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

A página da Charlie Hebdo na internet mostra que a última edição da revista semanal, de 18 de abril, faz referência ao incêndio da catedral de Notre Dame, em Paris, e critica o presidente francês Emmanuel Macron. Uma pesquisa reversa com a imagem da capa alterada revela que o cabeçalho da montagem, na verdade, foi retirado de uma edição da revista de 2010.

Essa desinformação foi selecionada para checagem por meio da ferramenta de fact checking do Facebook. Entenda a parceria com o Estadão Verifica aqui.