Imagem de protesto pró-Bolsonaro, de outubro de 2018, circula fora de contexto nas redes

Apoiadores do presidente compartilharam imagem como se fosse atual para inflar popularidade do presidente

PUBLICIDADE

Por Pedro Prata
Atualização:

Circula fora de contexto nas redes a foto de uma manifestação pró-Bolsonaro de 2018. A imagem foi compartilhada por simpatizantes do presidente como se mostrasse um dos protestos registrados em várias cidades do País neste domingo, 14. Este conteúdo foi compartilhado ao menos 123,3 mil vezes no Facebook.

Foto é de 2018. Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

A foto mostra uma carreata na avenida da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A legenda da postagem no Facebook falsamente diz se tratar de protesto em 14 de março de 2021. O mecanismo de busca reversa do Google, porém, mostra que a imagem foi publicada em 21 de outubro de 2018, pelo portal G1. A uma semana do segundo turno das eleições que Jair Bolsonaro sairia vencedor, apoiadores fizeram manifestações em seu favor.

Alguns detalhes comuns entre a imagem viral, fora de contexto, e a imagem original permitem concluir se tratar da mesma imagem. É o caso, por exemplo, de um carro de som na parte de baixo da foto.

Imagem viral, sem contexto (esq.), foi postada inicialmente pelo portal G1, em 2018. Foto: Reprodução | Portal G1/Reprodução

Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro realmente realizaram atos públicos neste domingo, 14, para cobrar governadores, que têm determinado medidas mais duras de isolamento social em meio ao recrudescimento da pandemia de covid-19, e criticar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram feitas carreatas em algumas das principais cidades brasileiras, como São Paulo, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belém, Campo Grande e Belo Horizonte.

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.