PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

'Reforma é o Plano Real desta década', afirma presidente da comissão especial da Previdência

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Deputado Marcelo Ramos. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Escolhido pelo Centrão, junto com outras forças, para comandar a Comissão Especial, o deputado Marcelo Ramos (PR-AM) ficou atônito com Paulinho da Força (SD-SP). Segundo o sindicalista, o bloco jogará contra o texto do governo no colegiado para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro. "A reforma da Previdência é o Plano Real desta década. Ela é maior do que partidos, pessoas e eleições. Ela é do Brasil e dos brasileiros. Nenhum interesse menor vai nos impedir de servir ao País", disse Ramos, que está longe de ser fã de Bolsonaro, à Coluna.

PUBLICIDADE

No gatilho. A campanha do governo federal para promover a reforma da Previdência está pronta e deve ser lançada na segunda quinzena deste mês. O orçamento está em torno de R$ 40 milhões e ela terá forte presença na TV aberta.

Com a palavra. De acordo com a assessoria do ministro Fábio Wajngarten, não há "vácuo na comunicação" do governo, conforme afirmaram à Coluna deputados da Comissão Especial que temem ficar sozinhos na defesa da reforma.

Timing... A equipe econômica avalia qual seria o melhor momento para abandonar a defesa das mudanças na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada propostas pela reforma e que enfrentam resistência no Congresso.

...é tudo. O objetivo é esvaziar o discurso da oposição que, até o momento, centra suas fichas nesses dois pontos. É bom sempre lembrar que eles também desagradam ao Centrão.

Publicidade

De olho. Em reunião no Ministério da Economia, o deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), da Comissão Especial, transmitiu à equipe de Paulo Guedes o temor de que a capitalização saia da reforma.

CLICK. Paulinho da Força se encontrou com Guilherme Boulos na comemoração do 1º de Maio, em SP. Ao fundo, o ex-ministro Rogério Magri, do governo Collor.

Ricardo Galhardo/Estadão  

Olho... A indicação do deputado Eduardo Bolsonaro para comandar o PSL-SP é mais um sinal de que o pai dele, Jair Bolsonaro, está seguindo os conselhos de prestar mais atenção ao Estado governado por João Doria, nome sempre lembrado para a Presidência.

...vivo. Entre as missões de Eduardo, está a de preparar o PSL para a eleição do ano que vem na capital paulista. O movimento ocorre num momento em que Doria se reaproximou de Bruno Covas (PSDB) e ajudou a garantir ao prefeito o apoio eleitoral do DEM.

Futuro. Cresce no PT a turma que defende um maior protagonismo do governador da Bahia, Rui Costa, nos destinos do partido. A ideia é apostar nele, à frente do maior colégio eleitoral do NE, como alternativa para a eleição de 2022.

Publicidade

SINAIS PARTICULARES.

Rui Costa (PT), governador da Bahia

Kleber Sales  

Novos... A Apex prepara plano para entrar no mercado de carne bovina do Japão, que sempre teve restrição à proteína livre de aftosa com vacinação, mas que começou a importar do Uruguai, onde o requisito não é cumprido pela maior parte dos produtores.

...horizontes. O Japão é o segundo maior importador de carne bovina do mundo, um mercado cobiçado, pois representou US$ 4,1 bilhões de dólares e 690 mil toneladas somente em 2017.

Panelinha? Parlamentares de Roraima estranharam não ter sido convidados a participar da visita da Comissão Externa que analisa os impactos da crise da Venezuela no Brasil. Só deputados do PSL viajaram ao Estado desta vez.

Publicidade

PRONTO, FALEI!

Marcello Casal Jr/Agência Brasi  

Ivan Camargo, ex-reitor da UnB, que foi cotado para o ministério da Educação:  "A crítica faz parte da universidade. A gente entrar nessa maluquice, caça às bruxas não leva a lugar nenhum", sobre a nova política do MEC para as universidades

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA

Coluna do Estadão:Twitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.