PUBLICIDADE

Militantes hostilizam jornalistas em manifestação a favor de Lula

Repórteres da Bandeirantes e do SBT foram xingadas de 'golpistas' em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo

Foto do author Francisco Carlos de Assis
Foto do author Eduardo Laguna
Por Francisco Carlos de Assis (Broadcast) e Eduardo Laguna (Broadcast)
Atualização:
Manifestantes contrários à prisão de Lula se concentram em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde o ex-presidente está reunido com lideranças políticas eapoiadores. Foto: AP/ Photo Nelson Antoine Foto:

SÃO BERNARDO DO CAMPO - A manifestação a favor do ex-presidente Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC transcorre pacificamente até o momento, mas o clima é de animosidade com os jornalistas que estão no local. Duas repórteres, uma da Bandeirantes e outra do SBT, foram hostilizadas com gritos de golpistas enquanto passavam seus boletins no terceiro andar da sede do sindicato, local onde a imprensa está posicionada.

A militância já se concentra em maior número em frente do prédio, mas ainda sem tomar completamente a Rua João Basso, em São Bernardo do Campo, em frente ao sindicato, onde se encontra o ex-presidente. O petista permanece reunido em uma sala fechada com lideranças do PT e com advogados, aguardando resultado de pedido habeas corpus que está sendo examinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Algumas vozes mais exacerbadas, porém isoladas, dizem que não vão permitir que a Polícia Federal (PF) leve Lula, caso o petista resolva não se entregar à Polícia Federal, em Curitiba, como determina a ordem de prisão emitida pelo juiz federal Sérgio Moro, e a PF resolva ir buscá-lo. 

Repúdio

Associações de comunicação repudiaram as agressões sofridas por jornalistas em atos pró-Lula. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicaram notas que criticam com veemência as hostilidades praticadas contra a imprensa desde a noite de quinta-feira, 5.

Publicidade

+ Jornalistas são agredidos por manifestantes pró-Lula em São Bernardo e Brasília

+ Entidades de comunicação repudiam agressões a jornalistas

A Abraji informou, em nota, que "a violência contra profissionais da imprensa é inaceitável em qualquer contexto. Impedir jornalistas de exercer seu ofício é atentar contra a democracia. Os autores devem ser identificados e punidos pelas autoridades." 

 

Prisão de Lula AO VIVO

Acompanhe aqui outras notícias sobre a prisão do ex-presidente minuto a minuto.

Confira a cobertura do 'Estadão' em tempo real sobre a prisão do ex-presidente