Manifestantes gritam 'Lula foragido' em frente à PF em Curitiba

Manifestantes gritam 'Lula foragido' em frente à PF em Curitiba

Para Justiça Federal e agentes da Polícia, ex-presidente ainda não pode ser considerado foragido

Daniel Weterman, O Estado de S.Paulo

06 Abril 2018 | 17h14

CURITIBA - Encerrado o prazo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregar à Polícia Federal, às 17h desta sexta-feira, 6, manifestantes contrários ao petista começaram a gritar em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. 

"Lula foragido", gritam os protestantes, que ainda chamam o petista de "covarde". 

+ Moro ordena prisão de Lula; acompanhe ao vivo

+ Prisão de Lula: tudo o que você precisa saber

No entanto, a assessoria da Justiça Federal de Curitiba informou que o ex-presidente ainda não é considerado foragido. Ele passa a esta condição a partir da comunicação policial que preside o inquérito.

​De acordo com o despacho do juiz Sérgio Moro, após as 17h de hoje, a PF poderia cumprir o mandado de prisão. O delegado da Lava Jato, Igor Romário de Paula, afirmou que possibilidade de a Polícia entrar no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo para prender Lula ‘é remota’.

“A prioridade é evitar confronto, o que faria inflar ainda mais os ânimos”, disse após reunião com forças de segurança estaduais para definir a operação de prisão de Lula.

Agentes que conversam com a imprensa na Polícia Federal em Curitiba também disseram que não é possível considerar o ex-presidente como "foragido". Eles dizem que ainda é possível negociar uma entrega de Lula com a defesa e que o não comparecimento de um réu no prazo estipulado pelo juiz configura uma situação "delicada", mas que faz parte da realidade criminal do País.

Prisão de Lula AO VIVO

Acompanhe aqui outras notícias sobre a prisão do ex-presidente minuto a minuto.

Confira a cobertura do 'Estadão' em tempo real sobre a prisão do ex-presidente

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.