PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lava Jato em São Paulo pede 12 inquéritos por propina e caixa 2 da Odebrecht

Procuradores da República que integram o Núcleo de Combate à Corrupção vão investigar delações de executivos da empreiteira e aguardam autorização da Procuradoria-Geral para criação de uma força-tarefa

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Por Julia Affonso e Luiz Vassallo
Atualização:

Sede da Odebrecht em São Paulo. Foto: JF Diorio/Estadão

O Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal em São Paulo requisitou a instauração de 12 inquéritos policiais para a investigação de supostas irregularidades reveladas em delação premiada por executivos da Odebrecht. Os depoimentos integram os acordos de colaboração firmados com a Procuradoria-Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato. Os fatos apontados se referem a supostos pagamentos de propina e caixa 2 da construtora a agentes públicos e políticos que se candidatam nas eleições de 2010, 2012 e 2014.

Entre os casos que serão apurados estão financiamentos de campanhas a cargos de presidente da República, governador, prefeito, deputado federal e deputado estadual.

Assista à delação premiada de Marcelo Odebrecht

PUBLICIDADE

Alckmin usou cunhado para pegar R$ 10,3 mi do setor de propinas da Odebrecht, dizem delatores

A suspeita é de que o dinheiro tenha sido repassado pela Odebrecht às candidaturas sem declaração à Justiça Eleitoral.

Publicidade

"Há também informações sobre o pagamento de vantagens indevidas a integrantes de prefeituras paulistas e do Governo do Estado para o favorecimento da empresa em concessões e obras públicas, como as da Linha-2 do Metrô e da Rodovia Carvalho Pinto", informa o Ministério Público Federal.

Delator da Odebrecht aponta R$ 4,67 milhões a Serra, o 'vizinho'

Delator da Odebrecht diz que presenteou Serra com 30 garrafas de vinho

Os 12 ofícios para instauração de inquérito foram enviados à Polícia Federal.

Com os pedidos, o Núcleo de Combate à Corrupção dá prosseguimento a quase metade das 27 petições que o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin encaminhou à primeira instância da Justiça Federal em São Paulo.

Publicidade

A remessa dos autos se deve ao envolvimento de investigados sem foro privilegiado apontados nos depoimentos dos executivos da empreiteira.

Além disso, os procuradores enviaram sete petições do ministro a unidades do Ministério Público Federal em municípios do interior onde teriam ocorrido irregularidades narradas nas colaborações.

Houve ainda o pedido de declínio de competência para que o Ministério Público do Estado conduza uma petição relativa a um agente do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo, vinculado à Secretaria Estadual da Fazenda.

Completam a lista de providências dadas aos encaminhamentos do STF outros sete procedimentos que já foram distribuídos para diferentes procuradores em São Paulo.

Os procuradores que compõem o Núcleo de Combate à Corrupção aguardam a autorização da Procuradoria-Geral da República para a formação de uma força-tarefa dedicada às investigações.

Publicidade

"A constituição do grupo possibilitará que os membros atuem de maneira mais integrada e colaborativa, agilizando o andamento dos trabalhos."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.