PUBLICIDADE

Vou continuar desenvolvendo trabalho técnico, diz novo ministro da Justiça

Substituto de Moro, André Mendonça usou as redes sociais para fazer primeiro pronunciamento público após nomeação

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, usou as redes sociais para se pronunciar pela primeira vez sobre a nova função. Mendonça agradeceu ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pela indicação ao cargo e comprometeu-se a conduzir o ministério de forma técnica.

O Advogado-geral da União, AndréMendonca, durante julgamento no Supremo Tribunal Federal em junho de 2019 Foto: Gabriela Biló/Estadão

"Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro por confiar a mim a missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do nosso país. Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que tem pautado minha vida. Contocom o apoio do povo brasileiro! Que Deus nos abençoe!", escreveu Mendonça.

PUBLICIDADE

A nomeação do novo ministro foi publicada na manhã desta terça-feira, 28, no Diário Oficial da União. Além da nomeação de Mendonça, a portaria também indicava a nomeação de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para o comando da Polícia Federal.

O episódio envolvendo a nomeação de Ramagem foi o que motivou a mudança de cadeiras na cúpula do governo federal. A insistência do presidente em demitir seu antecessor, Maurício Valeixo, que ocupava o cargo de diretor-geral da PF até a última sexta-feira, 24, motivou o pedido de demissão do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Como apenas a saída de Valeixo era esperada, o Planalto teve que se apressar na busca por um substituto para Moro. Antes de Mendonça, o nome de Jorge Oliveira, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência e homem de confiança da família Bolsonaro, havia sido cotado para o cargo, no entanto, uma reunião entre o ex-chefe da AGU, Bolsonaro e o próprio Oliveira acabou definindo o nome do novo ministro.

Quem é André Mendonça?

Ex-advogado-geral da União, o reverendo André Mendonça tem 47 anos, quase 20 deles dedicados à advocacia pública. Indicado por Bolsonaro para chefiar a AGU em julho de 2019, Mendonça também é apontado como um dos possíveis indicados pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga de "ministro terrivelmente evangélico".

Publicidade

Evangélico, mas de uma igreja nova e "mais progressista" que outras vertentes, o agora ministro da Justiçafoi apontado como "técnico idealista" por entrevistados ouvidos pelo Estado quando assumiu o comando da AGU, em julho de 2019. Leia aqui a matéria completa e conheça o perfil de André Mendonça.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.