PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Toffoli e Fux suspendem audiências de juiz de garantias após avanço do coronavírus

Presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal haviam agendado discussões sobre novo modelo jurídico para a próxima semana; encontro sobre Marco Civil da Internet também é adiado

Por Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA e Paulo Roberto Netto/SÃO PAULO
Atualização:

O presidente e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, respectivamente, suspenderam as audiências públicas agendadas na Corte que discutiriam a implantação do juiz de garantias e o Marco Civil da Internet. As medidas foram tomadas após o avanço do novo coronavírus levar o STF a restringir acesso ao plenário e visitas na sede do tribunal, em Brasília.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e o vice-presidente da Corte, ministro Luiz Fux. Foto: Dida Sampaio / Estadão

PUBLICIDADE

A discussão sobre o juiz de garantias começaria com audiência na próxima segunda-feira, 16, após Fux suspender sua implementação por tempo indeterminado. Um dos expositores é o ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Associações de juízes e procuradores também questionam a medida em ações que correm no Supremo.

A suspensão atinge também as audiências que discutiram o Marco Civil da Internet, previstas para os dias 23 e 24 de março. Os encontros serviriam para debater o artigo da lei que prevê a responsabilidade de provedores de internet, como o Google, em crimes cometidos em plataformas digitais.

Não há previsão de quando as audiências serão remarcadas. "Novas datas serão designadas oportunamente e divulgadas no sítio eletrônico deste tribunal", escreveram Toffoli e Fux em seus despachos.

O cancelamento das audiências públicas atende a uma resolução editada por Toffoli, que decidiu nesta quinta-feira restringir o acesso ao plenário do STF e suspendeu temporariamente a visita pública ao prédio do tribunal como medida de prevenção diante do avanço do coronavírus no País.

Publicidade

A resolução prevê trabalho remoto para servidores maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas, reforço na higienização das áreas do tribunal e limitação do número de pessoas que poderão acompanhar as sessões de julgamento no STF. As mesmas restrições foram impostas por Rosa Weber no TSE.

As medidas de Toffoli e Rosa foram anunciadas um dia depois de o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicar um decreto que suspende, por cinco dias, aulas e eventos que dependem de licença do Poder Público, com público superior a cem pessoas.

Integrantes do Supremo ouvidos reservadamente pela reportagem avaliam que Toffoli demorou para tomar providências, lembrando que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e outros órgãos agiram com maior rapidez.

Dentro do Supremo, ministros - muitos com mais de 60 anos - já evitam fazer cumprimentos com as mãos e dar beijos no rosto.

Toffoli decidiu suspender temporariamente a visitação pública ao STF e "o atendimento presencial do público externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico". Além disso, os gabinetes de cada ministro terão autonomia para adotar as restrições que considerar necessárias.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.