PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Saída de Toffoli deve mudar perfil do colegiado

Em setembro, Cármen Lúcia deixa o comando do Supremo e volta à Segunda Turma; ministro assume a presidência do tribunal

Por Rafael Moraes Moura e BRASÍLIA
Atualização:

Ministro Dias Toffoli. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

A saída do ministro Dias Toffoli e o retorno de Cármen Lúcia para a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, em setembro, mudará o perfil do colegiado e o tornará mais rigoroso na condenação de políticos investigados na Operação Lava Jato, avaliam ministros, auxiliares e advogados criminalistas ouvidos pelo Estado.

PUBLICIDADE

+++2ª Turma impõe derrotas ao relator da Lava Jato

Cármen é considerada dura em casos de corrupção e mais sensível ao clamor da opinião pública. A ministra, atual presidente do STF, vai deixar o comando da Corte em setembro e voltará para o colegiado. Já Toffoli fará o caminho contrário - sai da Segunda Turma e assume a presidência do tribunal.

+++Fachin manda recurso de Lula ao plenário do Supremo

A aposta nos bastidores é a de que a atual presidente do STF tenderá a votar alinhada com o ministro Edson Fachin na Segunda Turma, aumentando as chances de a posição do relator da Lava Jato sair vencedora.

Publicidade

+++Relator da Lava Jato homologa delação de Palocci

No plenário do Supremo, Cármen e Fachin concordaram com a rejeição dos pedidos de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro Antonio Palocci. Os dois ministros também são favoráveis à possibilidade de execução provisória de penas, como a prisão após condenação em segunda instância.

+++'Absolutamente surpreendente', diz advogado de Lula sobre decisão de Fachin

"Sem dúvida alguma, talvez tenhamos aí um endurecimento na aplicação das regras penais", disse ao Estado o ministro Marco Aurélio Mello, ao ser questionado sobre a troca de integrantes no colegiado.

Marco Aurélio integra a Primeira Turma da Corte, conhecida como "câmara de gás", por ser mais dura na concessão de habeas corpus e na condenação de réus. O temor de advogados ouvidos reservadamente pela reportagem é de que a Segunda Turma se transforme numa outra "câmara de gás".

Publicidade

+++Carta denuncia regalias em presídio da Lava Jato

+++Ex-petista é apontado como líder entre presos em Curitiba

Reservadamente, um advogado admitiu que trabalha para que os casos de seus clientes sejam julgados pela atual composição da Turma, antes da troca de Toffoli por Cármen.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.