Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Rosa dá cinco dias para Ministério da Saúde explicar nota antivacina

Ordem foi dada em ação movida pela Rede Sustentabilidade; documento foi revisto após questionamentos sobre trecho que apontou hidroxicloroquina como eficaz e vacina como não efetiva contra covid-19

PUBLICIDADE

Por Rayssa Motta
Atualização:

Fachada do Ministério da Saúde em Brasília. Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o Ministério da Saúde explicar a nota técnica que colocou em dúvida a segurança das vacinas contra a covid-19 e apontou a hidroxicloroquina como eficaz para tratar o vírus.

PUBLICIDADE

A ordem é dirigida ao ministro Marcelo Queiroga e ao secretário Helio Angotti Neto, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, responsável pelo documento.

Após a repercussão da nota, o Ministério da Saúde revisou o texto. Ao justificar a mudança, o secretário alegou que as informações anteriores 'ensejaram incorretas interpretações'. "Para fins de melhor esclarecimento e no intuito de promover maior clareza, opta-se por sua revisão", diz a versão atualizada da nota.

 Foto: Estadão

Presidente em exercício do STF, Rosa Weber despachou em uma ação movida pela Rede Sustentabilidade. A sigla pediu a anulação da nota técnica, o afastamento de Angotti e a abertura de procedimento disciplinar para apurar a conduta do secretário.

No processo enviado ao tribunal, o partido diz que o documento contraria o 'consenso científico internacional e afronta os princípios da cautela, precaução e prevenção'. "Mais um incentivo do Ministe?rio da Sau?de ao uso de cloroquina e uma pretensa dissuasa?o a? vacinac?a?o da populac?a?o", diz a ação.

Publicidade

Embora tenha retificado o texto original, excluindo a tabela que trazia a comparação entre as tecnologias propostas para o enfrentamento da pandemia (veja acima), o Ministério da Saúde manteve menção ao documento que aponta a vacina como uma alternativa sem efetividade e segurança comprovadas, ao contrário da hidroxicloroquina.

Mais de 45 mil professores, pesquisadores e profissionais da saúde reagiram com uma carta de repúdio. "Nos sentimos perplexos quando lemos a vasta lista de estultices apresentada pela nota técnica", diz o manifesto. "É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio Ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso País."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.