Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Promotor desmarca depoimento de ex-secretário de Alckmin

Apontado como suposto intermediário de repasses da Odebrecht para campanhas do ex-governador, Marcos Monteiro iria ser ouvido no Ministério Público no próximo dia 13; desembargador autoriza acesso a dados do inquérito civil

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Por Fabio Leite e Luiz Vassallo
Atualização:

FOTO JUAN GUERRA/AE Foto: Estadão

O Ministério Público de São Paulo desmarcou o depoimento de Marcos Monteiro, ex-secretário no Governo de São Paulo na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) e tesoureiro em campanhas do tucano. O depoimento de Monteiro em inquérito civil estava previsto para segunda-feira, 13.

PUBLICIDADE

Documento

decisão

França mantém no governo tesoureiro de Alckmin citado na Lava Jato

Na última terça, 7, o desembargador Antonio Carlos Villen, do Tribunal de Justiça do Estado, acolheu liminarmente mandado de segurança impetrado pelos advogados Guilherme Corona e André Bio, que representam Monteiro, e autorizou a defesa a ter acesso ao inquérito civil no qual o ex-secretário é investigado - exceto a dados protegidos pelo sigilo.

Ministra do STJ livra Alckmin do rastro da Lava Jato

Publicidade

Monteiro iria prestar depoimento ao promotor Ricardo Manoel de Castro, da Promotoria de Defesa do Patrimônio - braço do Ministério Público - no inquérito civil em que é investigado junto com Alckmin.

O inquérito civil foi instaurado no dia 20 de abril pela Promotoria do Patrimônio Público.

Inquérito sobre R$ 10,3 mi da Odebrecht para campanhas de Alckmin chega à Procuradoria Eleitoral

O ex-secretário e também Adhemar César Ribeiro, cunhado do ex-governador, foram apontados por delatores como supostos intermediários de repasses da empreiteira Odebrecht durante as campanhas de 2010 e 2014, quando o tucano se elegeu e foi reeleito governador do Estado.

Delator entregou planinhas de pagamentos de caixa 2 para campanhas de Alckmin

Publicidade

Monteiro entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça para cancelar o depoimento. O desembargador do caso concedeu apenas parte do que a defesa do ex-secretário solicitou. Determinou ao promotor que dê acesso ao inquérito sob sigilo no Ministério Público, mas negou o cancelamento da oitiva.

PUBLICIDADE

Codinome para doação de caixa 2 da campanha de Alckmin começou com 'Salsicha' e virou 'M&M'

"A liminar não pode, contudo, ser concedida nos termos pleiteados pelo impetrante ('acesso amplo a todos os elementos já produzidos e documentados... bem como aqueles que venham a ser produzidos, constantes de seus volumes principais e apartados', pois, como mencionado, deve ser observada a restrição de acesso em relação a documentos sigilosos e pertinentes a procedimentos investigatórios não concluídos", assinalou o desembargador Villen.

"Essas as razões pelas quais defiro em parte a liminar pleiteada, para assegurar ao impetrante (Monteiro) o acesso e a extração de cópias de documentos que integram os autos do inquérito civil mencionado, ressalvados os documentos sigilosos ou relativos a diligências investigatórias não concluídas", seguiu o magistrado.

Mesmo com a decisão do Tribunal de Justiça, o promotor Ricardo Manoel de Castro desmarcou o depoimento e deu acesso ao inquérito com exceção de documentos sigilosos e diligência ainda não concluídas, como determinou o desembargador do caso. O promotor já ouviu os delatores da Odebrecht e o cunhado do tucano. Todos estão sendo questionados sobre o repasse de R$ 10,3 milhões da Odebrecht em forma de caixa 2 nas eleições de 2010 e 2014. O ex-governador e agora candidato à Presidência foi chamado para depor na próxima quarta-feira, 15, às 14h30.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.