PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ministro do TSE defende resposta célere sobre candidatura de Lula

Para Tarcísio Vieira, 'calendário apertado' exige definição rápida sobre situação do ex-presidente, que deve ter nome registrado nesta quarta-feira, 15, para concorrer ao Planalto

Foto do author Amanda Pupo
Foto do author Felipe Frazão
Por Rafael Moraes Moura , Amanda Pupo (Broadcast), Felipe Frazão e BRASÍLIA
Atualização:

Ministro do TSE Tarcisio Vieira. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Foto: Estadão

O ministro Tarcísio Vieira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu nesta terça-feira, 14, uma resposta célere da Corte Eleitoral sobre o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso na Lava Jato, ao Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

Indagado pelo Estadão/Broadcast se seria importante uma definição rápida sobre a situação do petista, Vieira respondeu: "Sem dúvida, sempre. Em nome da própria celeridade que a eleição exige. O calendário é muito apertado".

Sem citar Lula, a nova presidente do TSE, ministra Rosa Weber, afirmou nesta terça que um candidato pode ter o registro indeferido "de ofício", sem provocação do Ministério Público, candidatos ou partidos, se não possuir condição de elegibilidade.

Nesta quarta-feira, 15, último dia do prazo fixado no calendário eleitoral, o PT deve formalizar no TSE a candidatura de Lula à Presidência.

"Em princípio, é um processo relevante, que segue a lógica de outros processos. A voz do plenário que é a voz definitiva, sem dúvida nenhuma", disse Tarcísio.

Publicidade

Estratégia. Conforme mostrou nesta quarta-feira o Estado, o PT joga com o tempo e avalia uma ofensiva jurídica simultânea no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar afastar a inelegibilidade de Lula durante a tramitação do pedido formal de candidatura no TSE.

O objetivo é garantir a presença de Lula no horário eleitoral gratuito, previsto para começar dia 31 de agosto, em rede nacional de rádio e televisão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.