PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Eduardo Bolsonaro confirma reunião na casa de blogueiro e contato com empresário sobre criação de rádio; leia o depoimento no inquérito dos atos antidemocráticos

Filho '03' do presidente foi ouvido pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro no dia 22 de setembro

Foto do author Pepita Ortega
Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Por Pepita Ortega , Rayssa Motta , Fausto Macedo e Paulo Roberto Netto
Atualização:

O filho do presidente e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Foto: Gabriela Biló / Estadão

O deputado Eduardo Bolsonaro foi o segundo filho do presidente a prestar depoimento no inquérito que apura o financiamento de divulgação de atos antidemocráticos, que tramita junto ao Supremo Tribunal Federal. Na oitiva que durou mais de seis horas, o parlamentar confirmou a participação em reunião na casa do blogueiro Allan dos Santos, classificou o aliado de seu pai como 'muito ativo na militância', e também detalhou sua 'consulta' ao pastor RR Soares sobre a vontade de Otávio Fakhoury de criar uma rádio conservadora.

 

PUBLICIDADE

O Estadão teve acesso ao depoimento do deputado, prestado no dia 22 de setembro à delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro. O documento registra perguntas feitas pelos investigadores sobre diferentes assuntos: o relacionamento de Eduardo com outros investigados, divulgação de notícias falsas, sua fala sobre 'ruptura institucional' e o gerenciamento de suas redes sociais.

O filho '03' do presidente negou ter repassado mensagens falsas e conteúdos que incitassem a animosidade das Forças Armadas contra o Supremo Tribunal Federal ou o desrespeito a ordens judiciais. Também alegou que não possui vínculo informal com o governo e que não participa do processo decisório do executivo, 'seja assessorando, opinando ou realizando interlocuções'.

 

O deputado confirmou que o empresário Otávio Oscar Fakhoury, investidor do site Crítica Nacional e um dos idealizadores do Aliança pelo Brasil, o procurou com a ideia de 'ocupar um espaço em alguma rádio para divulgação de ideais conservadores'. Eduardo relatou que consultou o pastor RR Soares, que lhe passou um orçamento de uma rádio, mas disse que não teve participação nas tratativas seguintes.

Publicidade

Questionado sobre qual o interesse que teria com a criação da rádio, Eduardo disse que era o de 'difundir ideias conservadoras'.

Outra informação já apontada em depoimentos prestados no inquérito que foi abordada por Eduardo é a de que o blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, realizava reuniões em sua residência no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, com apoiadores do governo. Segundo o filho do presidente, o blogueiro organizava os eventos por que era 'muito ativo na militância'.

 

Eduardo disse que participou de uma das reuniões em 2019 quando, segundo o deputado, 'houve um bate-papo de diversos temas'. A presença do filho do presidente na casa de Allan dos Santos já havia sido mencionada pelo deputado federal Paulo Martins (PSC-PR), que chegou a indicar à PF que Eduardo participou dos encontros 'algumas vezes'.

 

Questionado se integrava um grupo de Whatsapp mantido pelo blogueiro, que contava com a participação deputados bolsonaristas e 'outras pessoas de baixo escalão do governo', Eduardo disse que não se recordava, que 'por ser uma pessoa pública é adicionado em diversos grupos independente da sua concordância'.

A ação do Facebook que derrubou uma rede de contas e perfis falsos ligados a integrantes do gabinete do presidente de Jair Bolsonaro, a seus filhos, ao PSL e aliados também foi mencionada na oitiva de Eduardo.

Publicidade

Eduardo Bolsonaro. Foto: Nilton Fukuda/ESTADÃO

O parlamentar alegou que a Atlantic Council's Digital Forensic Research Lab, instituição que realiza análise independente de remoções do Facebook por comportamento inautêntico coordenado, 'realizou uma identificação precária de alguns militantes da redes sociais pró-Bolsonaro como forma de dar uma resposta a uma suposta leniência da rede social em temas relacionados a crime de ódio e fake news'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.