Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lava Jato rebate PGR e diz que Moro e Gabriela Hardt não autorizaram 'acesso indiscriminado' aos dados sigilosos da operação

Nota divulgada pela Procuradoria-Geral da República citava decisões do ex-juiz para cobrar compartilhamento de dados da operação; procuradores dizem que 'apoio mútuo não equivale a permitir que diligências sem fundamento claro e objetivo' para acessar informações

PUBLICIDADE

Por Paulo Roberto Netto
Atualização:

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná rebateu a Procuradoria-Geral da República e disse que decisões do ex-juiz Sérgio Moro e da juíza substituta Gabriela Hardt não autorizam 'acesso indiscriminado' a dados sigilosos da operação. Mais cedo, a PGR sinalizou que continuará a cobrar acesso às informações usando determinações proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

PUBLICIDADE

Segundo a Lava Jato, Moro e Hardt proferiram diversas decisões permitindo o compartilhamento de informações com órgãos públicos como a Receita, o Tribunal de Contas da União e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) desde que fossem usados para investigação ou para atender ao interesse público.

"Essas decisões não autorizam o compartilhamento ou acesso indiscriminado às informações", afirmam os procuradores. "Além disso, as decisões não permitem que o compartilhamento ou acesso aconteça sem objeto específico ou indicação das provas e procedimentos cujo compartilhamento é pretendido".

A Lava Jato também afirmou que o 'apoio mútuo' entre as várias unidades da Procuradoria 'não equivale a permitir que diligências sem fundamento claro, objeto e objetivo possam incluir o acesso indiscriminado a materiais probatórios'.

Publicidade

O procurador da República e chefe da Força-Tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Foto: Felipe Rau / Estadão

A declaração mirou a visita da subprocuradora-geral Lindôra Araújo, braço-direito de Aras, à sede do Ministério Público Federal no Paraná na semana passada. A ida foi tratada como 'diligência' pela força-tarefa da Lava Jato, que acusou a PGR de buscar informações sigilosas da operação sem justificativa. A Procuradoria nega e diz que se tratou de visita de trabalho. Um processo foi aberto na corregedoria para apurar o caso.

O desgaste da visita, contudo, levou à debandada de membros da Lava Jato na PGR, que deixaram o grupo de trabalho coordenado por Lindôra na sexta-feira, 26. Nos bastidores, a ida da aliada de Aras à Curitiba foi vista como quebra de confiança.

"Jamais qualquer órgão público buscou compartilhamento ou acesso indiscriminado, sem indicar o objeto ou a razão de fato, isto é, os fatos ou procedimentos que embasam a solicitação", afirmaram os procuradores da Lava Jato, citando que todos os pedidos de informações feitos pela PGR foram 'prontamente atendidos' quando indicavam 'objeto ou propósito específico'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.