Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Juiz dá cinco dias para governo Bolsonaro explicar decreto que autorizou viagens de ministros na classe executiva

Presidente editou decreto que libera passagens mais caras em voos internacionais de mais de sete horas

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta
Atualização:

A Justiça Federal em Brasília deu cinco dias para o governo federal explicar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que liberou viagens de ministros e servidores de alto escalão do governo na classe executiva com dinheiro público.

Documento

Leia o despacho

A ordem foi dada nesta quinta-feira, 13, pelo juiz Marcos José Brito, da 13.ª Vara Federal do Distrito Federal, em ação popular movida pelo advogado Ricardo Bretanha. O pedido do advogado é para revogar o decreto, sob argumento de que o gasto é 'supérfluo' no contexto de crise sanitária e fiscal da pandemia.

Bolsonaro e Guedes assinam decreto que autorizou viagens de ministros e servidores na classe executiva. Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE

A medida, publicada ontem, é assinada por Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e vale para viagens internacionais de mais de sete horas. O decreto anterior, assinado em 2018 pelo então presidente Michel Temer (MDB), previa a compra de passagens sempre na classe econo?mica, independente do cargo ocupado pela autoridade, que deveria pagar a diferença caso optasse por um bilhete mais caro.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência justificou que a medida visa 'mitigar o risco de restrições físicas e de impactos em saúde dos agentes públicos que precisam se afastar em serviço da União ao exterior a fim de tentar atenuar eventuais efeitos colaterais em face de déficit de ergonomia e evitar que tenham suas capacidades laborativas afetadas'.

Publicidade

A vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL-SP) também entrou com uma ação contra a medida, alegando que a mudança viola o princi?pio da moralidade. No pedido, distribuído ao juízo da22.ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, ela apresenta dois argumentos principais: o impacto nos cofres públicos e a ausência de justificativa para a medida.

Documento

Leia toda a ação

"O Decreto tambe?m representa uma grande afronta aos princi?pios que guiam a atuac?a?o administrativa no Brasil, ale?m de trazer danos concretos ao Era?rio diante da utilizac?a?o de recursos pu?blicos para pagar por novos privile?gios de ministros de estado e detentores de cargos em comissa?o sem qualquer motivac?a?o", diz um trecho do processo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.