PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Defesa diz que 'não existe nenhum tipo de má-fé' em propaganda com Lula

Advogado Eugênio Aragão relata que 'ainda tem inserções antigas (veiculadas), a logística disso é complicada'

Por Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA
Atualização:

Eugênio Aragão. Foto: André Dusek/Estadão

O advogado Eugênio Aragão, que integra a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse nesta quarta-feira, 5, que não houve nenhum tipo de 'má-fé' por parte da campanha petista ao veicular nos últimos dias propaganda no rádio e na televisão com o ex-presidente na condição de candidato ao Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

Lula entra com recursos no TSE e no STF para viabilizar candidatura

Na madrugada do último sábado (1), o TSE negou registro de Lula (sob o argumento de que ele está enquadrado na Lei da Ficha Limpa) e permitiu que a coligação do PT continuasse com sua propaganda no horário eleitoral, desde que o ex-presidente não aparecesse como candidato. Desde então, a campanha do PT já sofreu pelo menos cinco reveses no TSE, que determinou a suspensão de inserções veiculadas ao longo dos últimos dias.

Barroso rejeita pedidos contra veiculação de qualquer propaganda com Lula candidato

"Ainda tem inserções antigas (veiculadas), a logística disso é complicada. Não existe nenhum tipo de má-fé, o que existe é limitação técnica", disse Aragão em coletiva de imprensa em Brasília.

Publicidade

Ministro do TSE suspende inserção televisiva do PT 'Eu sou Lula'

"Não tinha condição de promover (a tempo) essa troca (de mídias), tivemos contato com o departamento jurídico de emissoras", acrescentou.

O advogado ressaltou que os próximos programas eleitorais estão sendo elaborados a partir da decisão do plenário do TSE, ou seja, ainda com a imagem de Lula, mas com ele na condição de apoiador da campanha.

"Estamos cientes dessa situação. Para nós, é uma situação delicada do ponto de vista jurídico", afirmou Aragão.

ACORDO. De acordo com Aragão, a questão foi discutida na última terça-feira (4) em reunião com ministros do TSE que cuidam de questões de propaganda e com o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, para que seja promovido uma espécie de acordo "para definir o que é permitido e o que não é".

Publicidade

"Não quero falar em censura. Estamos assistindo a uma situação de indefinição. Não houve opção (do TSE) pela tela azul, o tribunal permitiu que a propaganda continuasse", ressaltou Aragão.

"Estamos em um limbo jurídico. O tribunal permitiu que o Fernando Haddad continuasse aparecendo, mas não poderia fazer pedido de votos para Lula. Situação inusitada", comentou o advogado eleitoral do PT.

Apesar da controvérsia, o PT não abre mão de exibir a imagem de Lula no horário eleitoral.

"Temos clareza de que Lula pode aparecer como apoiador", afirmou Aragão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.