PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Ao condenar Geddel, juíza diz que 'salta aos olhos' pedido de absolvição do MPF

Diana Wanderlei, da 5ª Vara Civil de Brasília, criticou procurador da República por pedir, em alegações finais, a absolvição de ex-ministro mesmo 'reconhecendo a existência do fato ilícito' envolvendo a liberação de imóvel de luxo em Salvador

Foto do author Luiz Vassallo
Por Luiz Vassallo
Atualização:

Ao condenar por improbidade administrativa o ex-ministro Geddel Vieira Lima, a juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Civil de Brasília, criticou o pedido do Ministério Público Federal pela absolvição do emedebista, nas alegações finais do processo. A magistrada aplicou a Geddel a perda de direitos políticos por cinco anos, além de multa de dez vezes sobre o valor de seu salário à época em que era Secretário do governo Michel Temer.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

PUBLICIDADE

A ação envolve o caso que culminou com a saída de Geddel do ministério. À época, o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, afirmou ter sido pressionado pelo emedebista pela liberação de um condomínio de luxo em Salvador que estava embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - órgão vinculado à pasta.

Neste caso, a Procuradoria da República ofereceu ação civil pública contra Geddel. Ao fim da ação, no entanto, o MPF mudou de posição e pediu que o emedebista fosse absolvido.

O procurador da República Frederick Lustosa de Melo afirmou que a conduta 'evidenciada nos autos afigura-se reprovável e inadequada a qualquer servidor ou agente público, e deve ser rechaçada pela administração pública'.

Por outro lado, afirmou que 'as duras sanções impostas pela Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), as quais equivalem a uma autêntica capitis diminutio, devem ser reservadas para fatos que atentem gravemente contra a probidade administrativa, sob pena de utilização exagerada da legislação'.

Publicidade

A juíza contrariou o pedido ao condenar Geddel. Para ela, 'ficou evidenciado, de forma cristalina, que o acusado Geddel Quadros Vieira Lima utilizou-se da influência política de seu cargo para tentar influenciar o então Ministro da Cultura Marcelo Calero a proferir decisão favorável à construção do Edifício La Vue, nos moldes do projeto original que estava sendo questionado'.

A magistrada ainda fez duras críticas ao pedido de absolvição do procurador. Ela ressalta que 'é sobremodo infundada e salta aos olhos a alegação do segundo Procurador da República que atuou no processo, Dr Frederick Lustosa de Melo, quando, mesmo reconhecendo a existência do fato ilícito, pediu à absolvição do réu Geddel Quadros por entender que a sanção ética já o teria repreendido'.

De acordo com a magistrada, é 'descabida a alegação de que o réu já havia se submetido à censura ética para fins de afastar a autonomia científica do Direito, e a subsunção das suas normas jurídicas ao caso concreto'.

"As contradições do Ministério Público Federal, nas alegações finais, soam gritantes pois, em que pese ter requerido a improcedência da demanda, também afirmou que a conduta do acusado buscou influenciar decisões administrativas, e que o lobby promovido pelo acusado albergou defesa de interesse pessoal, qualificando-a como reprovável e inadequada a qualquer servidor ou agente público, nos seguintes termos", concluiu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.