Samuel Lima
04 de março de 2022 | 17h24
Diversas fotos antigas do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, com trajes militares viralizaram fora de contexto nas redes sociais. Na última terça-feira, 1, o Estadão Verifica verificou a origem de uma imagem em que o chefe do Executivo da Ucrânia visitava instalações do Exército próximas a uma zona controlada por separatistas pró-Rússia em Donbas, em abril do ano passado. A foto circulou como se ele tivesse se juntado aos soldados na frente de batalha contra o exército de Vladimir Putin.
Com a ajuda de ferramentas de monitoramento de redes sociais, o Estadão Verifica encontrou ao menos oito registros antigos circulando com o mesmo falso contexto esta semana. O blog pesquisou a origem de todas elas — por meio das plataformas Google Lens e TinEye — e constatou que nenhuma foi tirada depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, ocorrida na madrugada de 24 de fevereiro deste ano. Também há entre os arquivos uma foto que não é de Zelenski (confira a checagem completa abaixo).
Zelenski vem aparecendo com frequência no noticiário internacional em razão de suas transmissões e postagens nas redes sociais em que condena o avanço russo e cobra apoio de outras nações, notadamente os países da União Europeia e os Estados Unidos, na defesa do território ucraniano. Mas ele não está na linha de frente do combate, e sim coordena a resistência nacional e a diplomacia de locais mais seguros.
Nesta quinta-feira, 3 de março, por exemplo, ele concedeu entrevista a jornalistas em seu escritório presidencial, protegido por soldados, barreiras e outros aparatos de segurança. No começo da semana, ele falou com a rede CNN em um bunker na capital Kiev. A cidade está sendo alvo de bombardeios frequentes, enquanto as tropas russas se engajam em combates nos arredores e nas principais cidades do País.
A foto de Zelenski com o capacete em primeiro plano e o fundo desfocado aparece em uma reportagem da rede de televisão NBC da Filadélfia, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, ela foi divulgada pelo governo da Ucrânia e tirada em 17 de fevereiro deste ano em Donetsk, cerca de uma semana antes da operação militar ser deflagrada pela Rússia.
Foto de Zelenski em 17/2/2022. (Reprodução/NBC Philadelphia)
A imagem em que Zelenski caminha entre a vegetação fria está disponível na capa de uma notícia do jornal britânico The Guardian e de outra da emissora Al Jazeera, do Catar. Segundo essas publicações, o presidente da Ucrânia visitava tropas militares próximas a zonas separatistas, em 8 de abril de 2021.
Foto de Zelenski em 8/4/2021. (Reprodução/The Guardian)
Na terceira foto, Volodmir Zelenski aparece caminhando em um terreno mais baixo, aparentemente uma trincheira. O registro consta em uma notícia da rede de rádios France Inter. A legenda informa que o chefe de Estado estava perto de um território controlado por separatistas pró-Rússia, no dia 9 de abril de 2021.
Foto de Zelenski em 9/4/2021. (Reprodução/France Inter)
Uma das fotos que circula nas redes sociais não mostra Zelenski em uma de suas viagens oficiais, e sim um soldado russo armado em frente a um tanque de guerra durante um exercício em um acampamento militar de Rostov. A fotografia aparece em uma reportagem do The Guardian de dezembro de 2021, creditada genericamente para a agência de notícias internacional Associated Press.
Foto de soldado russo em Rostov, na parte de baixo. (Reprodução/The Guardian)
A quinta imagem analisada pelo Estadão Verifica mostra Zelenski cercado por militares e com o capacete nas mãos. Ela ilustra um artigo do site The Conversation e também uma notícia do tabloide britânico Daily Mail. Esses dois conteúdos afirmam que o presidente ucraniano estava na região de Donbas e foram publicados em dezembro de 2021, mas não foi possível confirmar se o registro é mesmo daquela época ou mais antigo. Fato é que a foto não poderia ter sido tirada durante a guerra contra a Rússia.
Foto de Zelenski em Donbas foi divulgada em dezembro de 2021. (Reprodução/The Conversation)
Outra foto que circula nas redes como se mostrasse Zelenski na linha de frente do conflito contra a Rússia é uma em que ele aparece com uma expressão séria, acompanhado de um militar ao fundo e cercado por um terreno de aspecto lamacento. A origem é informada em textos publicados pela revista Vox e pelo jornal USA Today: era uma visita do presidente ucraniano a Donetsk, em 6 de dezembro de 2021.
Foto de Zelenski em 6/12/2021. (Reprodução/USA Today – mobile)
Algumas postagens retiraram uma foto de um tuíte do jornalista Paul Ronzheimer, do periódico alemão Bild, e a compartilharam como se fosse no meio da guerra (a segunda que aparece). Ronzheimer, no entanto, registrou uma das visitas de Zelenski a instalações militares de Donetsk em 17 de fevereiro deste ano, poucos dias antes do conflito bélico.
President of Ukraine just minutes ago at the frontline near Donetsk. He was speaking to soldiers, his message: No panic, Everything is under control. Lets hope so! #Ukraine pic.twitter.com/foncmhWpsG
— Paul Ronzheimer (@ronzheimer) February 17, 2022
A foto em que Zelenski aparece em pé em um local aberto, de costas para um militar e com dois recipientes ao fundo, também é de Donetsk, mas em fevereiro do ano passado. A cena foi compartilhada pela AFP no Twitter e também pela agência de notícias estatal russa Sputnik.
#UPDATE President Volodymyr Zelensky said Ukraine is ready to deal with an escalation in its conflict with Moscow, amid growing concern over Russian military activity on the border
📸 Zelensky visited the frontline in the Donetsk region in February 2021 pic.twitter.com/C9rw9iZcxw
— AFP News Agency (@AFP) November 26, 2021
Já o primeiro conteúdo do tipo checado pelo Estadão Verifica trazia uma foto de Zelenski caminhando entre veículos do Exército com o capacete na mão e esboçando um sorriso enquanto olha para o lado. O blog rastreou a origem em uma notícia da agência Reuters e a encontrou em uma galeria de fotos oficial do governo da Ucrânia (o site não estava mais disponível para acesso quando esta nova checagem foi publicada). Era de 8 de abril de 2021, em viagem para Donbas.
Foto de Zelensky vestindo uniforme militar é de abril de 2021. (Reprodução/Reuters)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.