Zelenski não está na linha de frente da guerra contra a Rússia; fotos antigas viralizam nas redes

Zelenski não está na linha de frente da guerra contra a Rússia; fotos antigas viralizam nas redes

Imagens do presidente da Ucrânia usando colete e capacete militar foram tiradas em visitas do chefe de Estado a instalações do Exército antes do conflito; uma delas mostra soldado russo em treinamento

Samuel Lima

04 de março de 2022 | 17h24

Diversas fotos antigas do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, com trajes militares viralizaram fora de contexto nas redes sociais. Na última terça-feira, 1, o Estadão Verifica verificou a origem de uma imagem em que o chefe do Executivo da Ucrânia visitava instalações do Exército próximas a uma zona controlada por separatistas pró-Rússia em Donbas, em abril do ano passado. A foto circulou como se ele tivesse se juntado aos soldados na frente de batalha contra o exército de Vladimir Putin.

Com a ajuda de ferramentas de monitoramento de redes sociais, o Estadão Verifica encontrou ao menos oito registros antigos circulando com o mesmo falso contexto esta semana. O blog pesquisou a origem de todas elas — por meio das plataformas Google Lens e TinEye — e constatou que nenhuma foi tirada depois da invasão da Ucrânia pela Rússia, ocorrida na madrugada de 24 de fevereiro deste ano. Também há entre os arquivos uma foto que não é de Zelenski (confira a checagem completa abaixo).

Zelenski vem aparecendo com frequência no noticiário internacional em razão de suas transmissões e postagens nas redes sociais em que condena o avanço russo e cobra apoio de outras nações, notadamente os países da União Europeia e os Estados Unidos, na defesa do território ucraniano. Mas ele não está na linha de frente do combate, e sim coordena a resistência nacional e a diplomacia de locais mais seguros. 

Nesta quinta-feira, 3 de março, por exemplo, ele concedeu entrevista a jornalistas em seu escritório presidencial, protegido por soldados, barreiras e outros aparatos de segurança. No começo da semana, ele falou com a rede CNN em um bunker na capital Kiev. A cidade está sendo alvo de bombardeios frequentes, enquanto as tropas russas se engajam em combates nos arredores e nas principais cidades do País.

Veja a origem das fotos que circulam fora de contexto

A foto de Zelenski com o capacete em primeiro plano e o fundo desfocado aparece em uma reportagem da rede de televisão NBC da Filadélfia, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, ela foi divulgada pelo governo da Ucrânia e tirada em 17 de fevereiro deste ano em Donetsk, cerca de uma semana antes da operação militar ser deflagrada pela Rússia.

Foto de Zelenski em 17/2/2022. (Reprodução/NBC Philadelphia)

A imagem em que Zelenski caminha entre a vegetação fria está disponível na capa de uma notícia do jornal britânico The Guardian e de outra da emissora Al Jazeera, do Catar. Segundo essas publicações, o presidente da Ucrânia visitava tropas militares próximas a zonas separatistas, em 8 de abril de 2021.

Foto de Zelenski em 8/4/2021. (Reprodução/The Guardian)

Na terceira foto, Volodmir Zelenski aparece caminhando em um terreno mais baixo, aparentemente uma trincheira. O registro consta em uma notícia da rede de rádios France Inter. A legenda informa que o chefe de Estado estava perto de um território controlado por separatistas pró-Rússia, no dia 9 de abril de 2021.

Foto de Zelenski em 9/4/2021. (Reprodução/France Inter)

Uma das fotos que circula nas redes sociais não mostra Zelenski em uma de suas viagens oficiais, e sim um soldado russo armado em frente a um tanque de guerra durante um exercício em um acampamento militar de Rostov. A fotografia aparece em uma reportagem do The Guardian de dezembro de 2021, creditada genericamente para a agência de notícias internacional Associated Press.

Foto de soldado russo em Rostov, na parte de baixo. (Reprodução/The Guardian)

A quinta imagem analisada pelo Estadão Verifica mostra Zelenski cercado por militares e com o capacete nas mãos. Ela ilustra um artigo do site The Conversation e também uma notícia do tabloide britânico Daily Mail. Esses dois conteúdos afirmam que o presidente ucraniano estava na região de Donbas e foram publicados em dezembro de 2021, mas não foi possível confirmar se o registro é mesmo daquela época ou mais antigo. Fato é que a foto não poderia ter sido tirada durante a guerra contra a Rússia.

Foto de Zelenski em Donbas foi divulgada em dezembro de 2021. (Reprodução/The Conversation)

Outra foto que circula nas redes como se mostrasse Zelenski na linha de frente do conflito contra a Rússia é uma em que ele aparece com uma expressão séria, acompanhado de um militar ao fundo e cercado por um terreno de aspecto lamacento. A origem é informada em textos publicados pela revista Vox e pelo jornal USA Today: era uma visita do presidente ucraniano a Donetsk, em 6 de dezembro de 2021.

Foto de Zelenski em 6/12/2021. (Reprodução/USA Today – mobile)

Algumas postagens retiraram uma foto de um tuíte do jornalista Paul Ronzheimer, do periódico alemão Bild, e a compartilharam como se fosse no meio da guerra (a segunda que aparece). Ronzheimer, no entanto, registrou uma das visitas de Zelenski a instalações militares de Donetsk em 17 de fevereiro deste ano, poucos dias antes do conflito bélico.

A foto em que Zelenski aparece em pé em um local aberto, de costas para um militar e com dois recipientes ao fundo, também é de Donetsk, mas em fevereiro do ano passado. A cena foi compartilhada pela AFP no Twitter e também pela agência de notícias estatal russa Sputnik.

Já o primeiro conteúdo do tipo checado pelo Estadão Verifica trazia uma foto de Zelenski caminhando entre veículos do Exército com o capacete na mão e esboçando um sorriso enquanto olha para o lado. O blog rastreou a origem em uma notícia da agência Reuters e a encontrou em uma galeria de fotos oficial do governo da Ucrânia (o site não estava mais disponível para acesso quando esta nova checagem foi publicada). Era de 8 de abril de 2021, em viagem para Donbas.

Foto de Zelensky vestindo uniforme militar é de abril de 2021. (Reprodução/Reuters)

 

Para Entender

Entenda a crise entre Rússia e Otan na Ucrânia

O que começou como uma troca de acusações, em novembro do ano passado, evoluiu para uma crise internacional com mobilização de tropas e de esforços diplomáticos

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.