Site inventa fala em que Lula se compara a Deus e a Getúlio Vargas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Site inventa fala em que Lula se compara a Deus e a Getúlio Vargas

Boato circula desde pelo menos 2017 e já foi desmentido várias vezes

Alessandra Monnerat

20 de dezembro de 2019 | 19h13

Um texto que atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a frase “eu fui melhor que Getúlio e se eleito serei melhor que Deus” foi compartilhado mais de 5 mil vezes no Facebook nesta sexta-feira, 20. No entanto, não há registros de que o petista tenha feito essa declaração. Esse boato circula pelo menos desde 2017, quando foi desmentido por vários sites. 

Em julho daquele ano, o Buzzfeed publicou que a fala foi relacionada a Lula depois de ele ter sido condenado à prisão no caso do tríplex do Guarujá. De acordo com o portal, a mentira atingiu 2,8 milhões de usuários do Facebook naquela ocasião. O site Boatos.Org e a revista Veja também desbancaram a história em 2017. 

Lula em evento com intelectuais e artistas no Rio, em 18 de dezembro de 2019. REUTERS/Ian Cheibub

O artigo que acusa Lula de ter se comparado a Deus e a Getúlio faz referência ainda a uma citação do petista de um trecho da Bíblia. De fato, em 2011 o ex-presidente chamou de “bobagem” uma passagem do Novo Testamento que promete o “reino dos céus” aos mais pobres. O jornal O Globo registrou que o petista fez o seguinte discurso em Salvador, na Bahia:

“Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu . O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno”. 

Este conteúdo foi selecionado para checagem por meio da parceria entre Estadão Verifica e Facebook.

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: