As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Número 156 não agenda teste de coronavírus em casa, esclarece Prefeitura de SP

Central de Atendimento da Prefeitura apenas fornece informações básicas sobre a covid-19; paulistanos que apresentarem sintomas devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima usando máscara

Tiago Aguiar

18 de março de 2020 | 17h44

Leia a versão em espanhol

Uma corrente no WhatsApp divulga a informação falsa de que é possível agendar pelo número 156 a coleta de sangue em casa para realização de teste do novo coronavírus. A Prefeitura de São Paulo desmentiu o boato e esclareceu que a Central de Atendimento apenas fornece informações básicas ao cidadão sobre a covid-19.

A mensagem falsa que circula no WhatsApp recomenda a quem sentir sintomas de gripe e febre ligar para o número 156, “pois serão enviados à residência da pessoa profissionais da área da saúde para coletar sangue”. De acordo com a Prefeitura, o boato se espalhou a partir de uma interpretação equivocada de um decreto publicado na edição de segunda-feira, 16, do Diário Oficial do Município (DOM).

Se você apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, a Prefeitura recomenda procurar o atendimento médico mais próximo. “No deslocamento até a unidade de saúde, recomenda-se usar máscara comum (cirúrgica), evitar o transporte público e manter as recomendações de etiqueta respiratória. Caso não possua máscara solicite ao chegar na unidade de saúde”, comunicou a Prefeitura.

O número 156 serve para solicitação e acompanhamento de serviços da Prefeitura de São Paulo.

Novo coronavírus. Foto: CDC/Divulgação

Acompanhe a cobertura em tempo real do Estado sobre o novo coronavírus.

Confira as respostas a 115 dúvidas sobre a covid-19.

Veja outras informações falsas sobre o coronavírus que circulam no WhatsApp.

Versão em espanhol

Texto traduzido pelo LatamChequea, grupo colaborativo que reúne dezenas de fact-checkers da América Latina no combate à desinformação relacionada ao novo coronavírus.

El número 156 no da turnos para tests de coronavirus en casa, aclara la Municipalidad de San Pablo

Una cadena de WhatsApp difunde la información falsa de que, a través del número 156, es posible obtener un turno para tomar muestras de sangre en casa para la realización del test del nuevo coronavirus. La Municipalidad de San Pablo desmintió ese rumor y aclaró que la Central de Atención solo da información básica al ciudadano sobre la Covid-19.

El mensaje falso que circula en WhatsApp recomienda que las personas que tengan síntomas de gripe y fiebre llamen al número 156 “porque profesionales del área de la salud irán a la vivienda de la persona para tomar muestras de sangre”. Según la Municipalidad, el rumor se divulgó a partir de una interpretación equivocada de un decreto publicado en la edición del lunes 16, del Diario Oficial del Municipio (DOM).

Si usted tiene síntomas como fiebre, tos y dificultad para respirar, la Municipalidad recomienda buscar la atención médica más cercana. “Para desplazarse hasta la unidad de salud, se recomienda usar barbijo común (quirúrgico), evitar el transporte público y mantener las recomendaciones de etiqueta respiratoria. En caso de que no tenga un barbijo, solicítelo al llegar a la unidad de salud”, comunicó la Municipalidad.

El número 156 sirve para solicitar y hacer seguimiento de los servicios de la Municipalidad de San Pablo.

Tudo o que sabemos sobre:

fake news [notícia falsa]coronavírus

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: