Thais Ferraz e Victor Pinheiro
21 de junho de 2021 | 17h54
São falsas as imagens em que Lázaro Barbosa, foragido acusado de matar uma família no Distrito Federal, aparece ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos dias, diversas montagens foram divulgadas nas redes sociais para sugerir uma proximidade inexistente entre o “serial killer do DF” e o petista. Embora a edição das fotos seja grosseira e algumas das montagens tenham sido compartilhadas como piadas, muita gente se confundiu. Leitores solicitaram a checagem deste conteúdo pelo WhatsApp do Estadão Verifica, 11 97683-7490.
Um dos boatos usa uma montagem feita a partir de uma foto tirada em 2014 durante reunião do ex-presidente Lula com estudantes de medicina brasileiros em Cuba, conforme artigo publicado no site do Instituto Lula. O texto que acompanha o boato alega que Lázaro tinha uma relação próxima com Lula. Não há evidências de que ele ou seus familiares já foram próximos do petista.
É falso que ‘The Washington Post’ tenha descrito motociata de Bolsonaro como ‘a maior do planeta’
Outra montagem que circula nas redes mostra Lula segurando uma bandeira escrita “Lázaro é inocente”. Na foto original, aparece a frase “Lula é Inocente” com uma ilustração do ex-presidente, não de Lázaro Barbosa. A imagem foi registrada em novembro de 2019, após o petista deixar a sede da Polícia Federal em Curitiba, em que ficou preso por 580 dias.
Fotos com cartazes, bandeiras e outras superfícies similares são alvos frequentes de montagens que visam espalhar falsidades. Portanto, vale redobrar a atenção com esse tipo de conteúdo.
Outra montagem falsa mostra Lula abraçado com Lázaro Barbosa. A foto original, na verdade, retrata o ex-presidente ao lado de Guilherme Boulos, que concorreu à prefeitura de São Paulo pelo PSOL nas últimas eleições municipais. O clique foi registrado em abril de 2018, durante vigília na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, após o ex-juiz Sérgio Moro expedir uma ordem de prisão contra Lula. A foto original pode ser vista no site do Instituto Lula.
Também é montagem a foto em que Lázaro aparece ao lado de Lula e Guilherme Boulos. Na foto original o homem ao lado do ex-presidente e de Boulos é o cantor Chico Buarque. Há ainda a presença de João Paulo Rodrigues, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na foto. A imagem foi tirada em agosto de 2016, em Brasília, quando Chico Buarque foi à capital federal acompanhar o depoimento da então presidente afastada Dilma Rousseff no plenário do Senado durante o processo de impeachment.
O ex-presidente Lula é alvo frequente de montagens nas redes sociais. O Estadão Verifica já checou, por exemplo, uma imagem em que o petista foi inserido em uma foto da prisão do ex-deputado Pedro Corrêa. Antes de compartilhar uma foto, faça uma busca reversa de imagens para pesquisar o contexto original.
O site Boatos.org também checou este conteúdo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.