Imagem de campanha do PT em cor verde é de 2018, e não das eleições atuais

Postagens no Facebook tiram de contexto análise sobre estratégia de candidato petista ao governo do Acre

PUBLICIDADE

Por Tiago Aguiar
Atualização:

Naquele ano, a campanha do petista Fernando Haddad à Presidência apostou em reduzir o vermelho e aumentar o verde e amarelo no material de divulgação no segundo turno.

PUBLICIDADE

Em 2020, alguns candidatos a prefeito do PT optaram por reduzir o uso da imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como mostrou uma reportagem da revista Veja no início do mês. O texto indica que no Recife a candidata à prefeitura Marília Arraes causou desconforto por "esconder" símbolos do PT na campanha. Ainda assim, a cor vermelha segue presente nas principais imagens nas suas redes sociais e de propaganda eleitoral.

Em 2016, uma reportagem do G1 apontou que parte dos candidatos a prefeito pelo partido estava reduzindo o vermelho e o tamanho da estrela, símbolo da legenda. Naquele ano, segundo o Datafolha, o partido atingiu a sua menor preferência na série histórica, de 9%, desde 1990.

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente. Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.