PUBLICIDADE

Foto mostra briga por jogo de damas, e não agressão a governador Ronaldo Caiado

Imagem circula fora de contexto nas redes sociais desde rompimento político com presidente Jair Bolsonaro

Por Alessandra Monnerat
Atualização:

A foto de um homem sendo agredido enquanto está caído no chão tem sido compartilhada no Facebook com legendas que afirmam que a vítima é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Os posts alegam que o político teria sido espancado enquanto anunciava medidas de isolamento social em resposta ao novo coronavírus. Na verdade, a foto é de 2013 e não tem qualquer relação com a pandemia.

PUBLICIDADE

A imagem, na verdade, retrata uma briga por um jogo de damas na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A foto foi publicada pelo fotógrafo Gustavo Vara em sua página do Facebook.

https://www.facebook.com/gustavovaraphoto/photos/a.351660054870812/602094623160686/?type=3

O boato passou a circular após rompimento político entre Caiado e o presidente Jair Bolsonaro. O governador de Goiás havia confrontado o presidente a respeito de suas posições contrárias ao isolamento social.Fato ou Fake e Agência Lupa também checaram esse boato.

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.