Presidente da comissão da PEC do voto impresso diz que falas de Bolsonaro ‘só atrapalham’

Presidente da comissão da PEC do voto impresso diz que falas de Bolsonaro ‘só atrapalham’

Coluna do Estadão

13 de julho de 2021 | 05h00

Dida Sampaio/Estadao

Jair Bolsonaro está se saindo um fraco cabo eleitoral: as recentes investidas dele em favor do voto impresso parecem estar dificultando o andamento do tema na Câmara. “As falas do presidente só atrapalham. Foram um tanto agressivas. Tem deputado cuja base não é bolsonarista que se sente fazendo parte do jogo político de Bolsonaro e, por isso, se recusa a votar com ele”, disse à Coluna o presidente da comissão responsável por analisar a PEC, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR). Segundo ele, a movimentação de ministros do STF também atrapalhou.

Caneladas. “O movimento (dos ministros) foi muito pesado. Distorce o jogo, deixa de ser uma questão só do mérito”, afirma Martins.

Isentão. O relator da PEC, Filipe Barros (PSL-PR), diz que as declarações de Bolsonaro são “indiferentes”. “É uma matéria que polarizou e partidarizou. Mesmo os que votaram a favor no passado, como o PT, por ser hoje uma matéria ligada à direita, não votam mais. Tenho tentado trazer serenidade”, diz.

Placar. Barros busca construir um texto “palatável” a todos os partidos da comissão, mas já admite que adiar a votação do texto, marcada para esta quinta-feira, 15, para depois do recesso é uma possibilidade. Falta alinhar ainda. “Vai ser votada quando tiver os voto”, afirma ele.

Pro banco. A comissão terminou empatada numa votação da semana passada, mas ao menos um deputado foi trocado para desempatar contra o texto.

Ganhar tempo. Nos bastidores, quem defende deixar para depois acredita em arrefecimento dos ânimos. O recesso começa na próxima semana e vai até o dia 31.

Em… Autora da PEC que proíbe militares da ativa de assumirem cargos no governo, Perpétua Almeida (PCdoB-AC) deve protocolar amanhã, 14, a proposta.

…campo. Espera ter uma folguinha de dez assinaturas a mais do que as necessárias 171. A deputada está conversando com ex-ministros da Defesa sobre ato em prol da proposta.

SINAIS PARTICULARES.
Alex Manente,
deputado federal (Cidadania-SP)

Kleber Sales

Bola. Alex Manente (Cidadania-SP) tenta emplacar emenda ao PL da Lei do Futebol Livre para adiar efeitos da regra que dá aos times da casa o direito de comercializar as transmissões de jogos na TV e em outras plataformas.

Bola 2. A emenda quer garantir que sejam respeitados os contratos já vigentes. Porém, como ficam os clubes que não têm contrato com as atuais detentoras dos direitos? Oito clubes da Série B podem subir para a Série A em 2022 e seriam obrigados a vender seus direitos a essas emissoras.

Com… Contratado pela atual direção da CBF, o consultor Mário Rosa respondeu à informação publicada pela Coluna de que Gianni Infantino acompanha com preocupação a crise envolvendo o afastamento de Rogério Caboclo da entidade.

…a palavra. “É mais fácil a vítima, mulher, que acusa o presidente afastado, retirar a queixa contra ele do que o íntegro e imparcial presidente da Fifa se associar ao assédio”, diz Rosa. Caboclo está afastado, acusado de assédio.

CLICK. Ciro Gomes visitou o Morro da Mangueira, no Rio, acompanhado do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (à esq.) e da deputada estadual Martha Rocha (PDT).

PRONTO, FALEI!

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Byline:
GUSTAVO LIMA

Rubinho Nunes, vereador (PSL-SP) e membro do MBL: “Tem gente que acredita nos dados fornecidos pelo Partido Comunista de Cuba… Não sei se dou risada ou se sinto pena”, em resposta a Guilherme Boulos.

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG E MARIANNA HOLANDA.

Twitter: @colunadoestadao
Facebook: facebook.com/colunadoestadao
Instagram: @colunadoestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.