PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

O efeito da eleição em uma provável reforma ministerial

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 Foto: Dida Sampaio/Estadão

A eleição que em duas semanas definirá o destino político dos mais de 5 mil municípios brasileiros pelos próximos quatro anos também deve ter um efeito quase direto na Esplanada dos Ministérios. Partidos que saírem vitoriosos das urnas terão mais influência numa eventual reforma ministerial, até onde se sabe, prevista para o início do próximo ano. O motivo? Sem um partido para chamar de seu e perdendo apoios na classe média, Jair Bolsonaro precisará aumentar sua capilaridade nos rincões do País para estar bem posicionado em 2022.

PUBLICIDADE

Quem... A corrida do Centrão não passa apenas por conseguir ampliar a sua própria rede de prefeitos, mas também se cacifar por mais espaço no governo.

...leva? Lembrando que DEM, MDB e PSDB despontam nas capitais, mas, no interior, os partidos do Centrão tendem a ter bom desempenho também.

Top 3. Aliás, resume-se da seguinte forma: há três eleições à frente que devem redesenhar a Esplanada. As municipais, a do Congresso e a dos Estados Unidos.

Chegando... Para preparar o campo, caso Joe Biden seja eleito, o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, vem se reunindo há meses com expoentes da política externa dos democratas.

Publicidade

... junto. São ex-embaixadores e ex-auxiliares que ocuparam altos postos na formulação de política externa (em especial, latino-americana) da administração do ex-presidente democrata Barack Obama.

Duro. A ideia era mapear quem poderia participar da elaboração de uma eventual política externa de Biden e diminuir as resistências.

Vai vendo. A preservação, ou melhor, a dificuldade de preservação do meio ambiente foi um dos pontos centrais dessas conversas. Os brasileiros tiveram a difícil tarefa de tentar desconstruir a má imagem do governo Jair Bolsonaro.

Trauma. Com a campanha mesmo, não conseguiram marcar reunião. Outros países tiveram o mesmo problema: os americanos temem alegações de eventual interferência estrangeira, como em 2016.

Promessa... O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), prometeu ao deputado Arthur Lira (PP-AL) que vai instalar amanhã a Comissão Mista de Orçamento, mesmo que ainda não haja consenso sobre quem assumirá o comando do colegiado.

Publicidade

...é dívida? Os trabalhos da comissão estão paralisados pelo embate entre o grupo de Lira e o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Aliados dos dois lados afirmam que, se ninguém ceder até lá, a disputa pode ser resolvida no voto. Será?

 

CLICK. A candidata a vereadora pelo Cidadania em SP Soninha Francine (à dir.) esteve em Pirituba com Dona Ivanise, da ONG Mães da Sé, e Darko Hunter, responsável pelo setor de desaparecidos da Prefeitura.

Foco. Soninha Francine tem focado sua campanha para a Câmara Municipal de São Paulo no social.

SINAIS PARTICULARES. João Doria, governador de São Paulo

Kleber Salles  

Mas falem... Reportagem do jornal norte-americano Washington Post sobre o movimento antivacina no Brasil cita o governador João Doria (PSDB-SP) como alvo dos protestos de apoiadores de Bolsonaro.

Publicidade

... de mim. Aliados do governador não perderam a chance: Bolsonaro continua promovendo Doria, agora, internacionalmente.

PRONTO, FALEI!

Talíria Petrone. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO  

Talíria Petrone, deputada federal (PSOL-RJ): "No Dia de Finados, temos muito sobre o que refletir. São mais de 160 mil mortes por covid-19 no Brasil. Mortes que poderiam ter sido evitadas."

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG, MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.