EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Bolsonaristas atacam STF após terem sido beneficiados pela Corte

PUBLICIDADE

Por Matheus Lara e Alberto Bombig
Atualização:

 Foto: Gabriela Biló/Estadão

Dois movimentos de bolsonaristas nas redes sociais mostram como eles não hesitam em atacar o STF mesmo após terem recorrido à Corte em busca de seus direitos. Ou seja, em linhas gerais, para eles, a Justiça só é legítima quando atende a seus interesses e aos do clã Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Torta de... Em meio aos ataques à Corte, bolsonaristas fizeram "bombar" de novo vídeos em formato de documentário publicados há mais de um ano pela produtora Brasil Paralelo sobre cada um dos ministros do STF.

...climão. A ironia é que a produtora, que é bolsonarista, foi beneficiada na semana passada justamente pela Corte criticada nos vídeos. Em liminar, o ministro Gilmar Mendes suspendeu as quebras de sigilos telefônico e telemático da empresa, alvo da CPI da Covid.

Contradição. Postagem do deputado Ricardo Barros (PP-PR) em favor dos atos chocou ministros do STF, que consideram inacreditável o líder do governo estimular esse tipo de manifestação após ter recorrido recentemente à Corte em busca de seus direitos.

Contradição 2. Ou seja, quando se sentiu acuado pela CPI da Covid, Barros correu até o STF em busca de salvaguardas. Agora, mais à vontade, conclama os brasileiros a atacarem essa mesma Corte. Os ministros estão de olho...

Publicidade

CLICK. Ricardo Barros, em vídeo publicado nas redes sociais, diz que em Brasília participará dos atos para "autorizar" Bolsonaro em sua missão pelo País.  

Redes... Estudo encomendado pelo PSDB nacional, concluído às vésperas deste 7 de Setembro pela Vox Radar, identificou que 87,6% das menções a Bolsonaro nas redes foram críticas. As publicações de apoio somaram 11,6%.

...contra. Posts sobre os atos de hoje mostraram uma diferença menor. 57,3% dos usuários condenavam as marchas e 42,6% as endossavam. "O bolsonarismo é eficaz em mobilizar militantes para causas específicas. Mas perde, inclusive nas redes, quando precisa enfrentar o Brasil real", conclui a direção do PSDB.

Feio na foto. Os atos bolsonaristas deste feriado tendem a afetar negativamente a imagem do Brasil no exterior. Esta é uma das avaliações do cientista político Steven Levitsky, autor do best seller Como as democracias morrem, que conversou com a Coluna sobre o 7 de Setembro e os riscos à ordem institucional no País. Leia na íntegra aqui.

SINAIS PARTICULARES. Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa. Ilustração: Kleber Sales/Estadão  

PRONTO, FALEI!

Chico Alencar, vereador do Rio de Janeiro (PSOL)

Publicidade

"A barra tá estranha: Barra Torres barra o jogo 'dentro das 4 linhas'. A PF não barrou ninguém no aeroporto nem no ir e vir do hotel ou na ida ao estádio. Nunca se exigiu cumprimento de ordens sanitárias por parte de Bolsonaro. É o Brasil de hoje: gols contra e furadas sobrando!"

 Foto: Dida Sampaio/Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.