PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Procurador teme que Fernando Capez 'torne a delinquir'

No requerimento ao Tribunal de Justiça em que pede suspensão do mandato do deputado na Assembleia Legislativa e também que seja afastado das funções de procurador de Justiça, chefe do Ministério Público de São Paulo alerta para possibilidade de tucano 'colocar em risco a ordem pública'

Foto do author Julia Affonso
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Fausto Macedo
Por Julia Affonso , Luiz Vassallo e Fausto Macedo
Atualização:

Gianpaolo Poggio Smanio. Foto: SUAMY BEYDOUN/FUTURA PRESS

O procurador-geral de Justiça de São Paulo Gianpaolo Smanio revelou sua preocupação com a possibilidade de o deputado Fernando Capez (PSDB) 'tornar a delinquir'.

PUBLICIDADE

No requerimento que protocolou no Tribunal de Justiça do Estado, anexo à denúncia formal contra o tucano por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Alba Branca - investigação sobre a Máfia da Merenda -, Smanio destacou que a aproximação das eleições, em outubro, 'autoriza o justo receio de que, no exercício da função parlamentar, o denunciado Fernando Capez torne a delinquir, de modo a colocar em risco a ordem pública'.]

Documento

PROCEDIMENTO

Documento

DENÚNCIA

RELEMBRE A MÁFIA DA MERENDA: + Capez, o 'Brasília', usou ONG de combate à Hepatite C para receber R$ 100 mil, diz delator

Publicidade

Em sessão tumultuada, CPI da Merenda aprova relatório que isenta políticos

Capez esfregou o indicador e o polegar das duas mãos, diz delator sobre propina

53 grampos da Alba Branca revelam plano da quadrilha da merenda para 'atacar outras cidades'

Smanio requereu a suspensão do mandato de Capez e seu afastamento das funções de procurador do Ministério Público paulista.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Capez aspira voos mais altos. Até Alba Branca ser deflagrada, em janeiro de 2016, o tucano planejava disputar a sucessão pela cadeira ocupada pelo governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido.

Publicidade

Mesmo depois que se tornou o principal alvo da investigação e teve quebrado seu sigilo bancário e fiscal por ordem judicial, Capez não desistiu de sonhar com o Palácio dos Bandeirantes.

A denúncia contra o parlamentar será analisada pelo Órgão Especial do TJ, formado por 25 desembargadores, os 12 mais antigos da Corte, 12 eleitos por seus pares e o presidente do tribunal.

Se a acusação contra Capez for acolhida pelos magistrados o deputado vira réu, o que enfraquecerá suas pretensões políticas.

Esta denúncia contra o tucano aponta exclusivamente para sua suposta incursão junto à Pasta da Educação do Estado.

A ofensiva da Máfia da Merenda sobre administrações municipais é alvo de outra investigação, sob competência do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) porque envolve prefeitos e verbas públicas da União.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.