PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula livra Aécio

Em depoimento à Polícia Federal no inquérito Furnas, ex-presidente declarou que senador 'não pediu nenhum cargo em nenhum de seus mandatos'

Foto do author Fausto Macedo
Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Por Fausto Macedo , Luiz Vassallo e Julia Affonso
Atualização:

Lula e Aécio. Fotos: André Dusek/Estadão e Ueslei Marcelino/Reuters Foto: Estadão

No inquérito do caso Furnas, o senador Aécio Neves (PSDB/MG) contou com um aliado inesperado, o ex-presidente Lula, seu rival político desde sempre.

Documento

LULA DEPÕE

Em depoimento à Polícia Federal, Lula declarou que 'Aécio Neves não pediu nenhum cargo em nenhum de seus mandatos (2003/2010)'.

PUBLICIDADE

O ex-presidente depôs no dia 28 de junho. Suas informações tiveram peso importante na conclusão do delegado federal Alex Levi, que inocentou o tucano no inquérito Furnas.

Delegado que livrou Aécio fulmina três delatores da Lava Jato

Publicidade

Lula disse. "Que n?o acredita que Aécio Neves possa ter pedido qualquer cargo a algum de seus ministros em seus governos, e se pediram nunca deram ciência ao declarante sobre este pleito."

O inquérito Furnas tinha como ponto de partida os depoimentos de três delatores, o doleiro Alberto Youssef, o ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT/MS) e o lobista Fernando Moura. Davam conta de que o elo de supostas propinas para Aécio em Furnas seria um antigo amigo do tucano, Dimas Fabiano Toledo. Mas todos os delatores foram 'vagos', segundo a PF, disseram que 'ouviram dizer'.

OUTRAS DO BLOG: + Propina era levada em malas "tipo lasanha", entre roupas, papéis e dinheiro, diz operador

Juiz proíbe Geddel de descer para o "play"

Vaccari fica na cadeia da Lava Jato, decide Tribunal

Publicidade

Procuradoria confirma 28 denúncias contra 72 ex-deputados na 'farra das passagens'

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Lula disse. "Que, durante a transiç?o de seu primeiro governo n?o sabia quem era Dimas Fabiano Toledo; Que, n?o sabe quem teria solicitado a continuidade de Dimas Fabiano Toledo à frente de uma diretoria de Furnas, n?o sabendo, inclusive, se alguém pediu para que o mesmo continuasse ocupando este cargo; Que, n?o saberia dizer o que teria motivado a permanência de Dimas Fabiano Toledo à frente da diretoria de Engenharia de Furnas."

O ex-presidente relatou que no inicio de seu primeiro mandato 'manteve com Aécio Neves, à época governador eleito de Minas Gerais, apenas uma relação institucional, de respeito ao chefe de um ente federativo, mesmo tipo de relacionamento que manteve com governadores eleitos de outros partid os, independente se de partidos que davam sustentaç?o a seu governo ou se eram de oposiç?o'.

"N?o havia distinç?o entre a relaç?o que mantinha com o PSDB nacional e o PSDB de Minas Gerais", afirmou o petista.

Questionado sobre o fenômeno eleitoral denominado 'voto Lulécio', noticiado à época da eleiç?o de 2002 em Minas, em que haveria uma aliança informal para voto no PT para presidente e no PSDB para governador, Lula disse. "Se de fato este fenômeno ocorreu n?o teria sido estimulado ou afiançado por seu partido, seja no plano nacional ou regional."

Publicidade

Ao relatar o inquérito Furnas, em documento de 43 páginas, o delegado Alex Levi destacou inclusive declarações nos autos do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e do ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira, o Silvinho Land Rover, ambos empenhados no início de 2003 na formação da nova equipe de diretores da Petrobrás.

"É sabido que acaso as declarações de Lula, Dirceu e Silvio tivessem teor similar à colaboração de Delcídio e ao testemunho de Fernando (Moura), eles também poderiam ser responsabilizados pelos mesmos crimes atribuídos a Aécio neste inquérito, sendo sujeitos diretamente interessados no término destas investigações sem a responsabilização criminal do senador do PSDB, mesmo o considerando um adversário político, pois o enquadramento penal dele poderia levar a uma imputação criminal de todos."

"Assim, ponderando que as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu de Oliveira e Silva e Silvio José Pereira podem conter distorções sobre a real dinâmica dos fatos apurados, em uma atitude de auto defesa, pois confirmar as versões de Delcídio do Amaral e de Fernando Moura equivaleria a confessar que permitiram a continuidade de Dimas Toledo em Furnas, a pedido de Aécio Neves, e que começaram a receber parte da propina que anteriormente era repassada ao PSDB e ao PP, seus relatos devem ser avaliados com cautela e em consonância com os demais elementos dos autos, antes de concluir pela inocorrência dos delitos em apuração."

COM A PALAVRA, A DEFESA DE AÉCIO

"Após a realização de inúmeras e detalhadas diligências, incluindo a oitiva de empresários, políticos de oposição e delatores, durante um ano e três meses, a Polícia Federal concluiu que inexistem elementos que apontem para o envolvimento do Senador Aécio Neves em supostas atividades ilícitas relativas a Furnas.

Publicidade

"A partir do conteúdo das oitivas realizadas e nas demais provas carreadas para os autos, cumpre dizer que não é possível atestar que Aécio Neves da Cunha realizou as condutas criminosas que Ihe são imputadas", diz a conclusão do inquérito.

Assim, estando comprovada a falta de envolvimento do Senador Aécio Neves com os fatos que lhe foram atribuídos, a Defesa aguarda a remessa dos autos à PGR e para que, na linha do que concluiu o denso relatório policial, seja requerido o arquivamento do Inquérito, com sua posterior homologação.

Alberto Zacharias Toron e Luísa Oliver Advogados

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.