Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lula faz seu apelo derradeiro ao Tribunal da Lava Jato

Oito advogados do ex-presidente entregaram aos desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) memorial em que pedem, em caso de mantida a condenação no processo do triplex, 'o direito de em liberdade recorrer aos tribunais superiores'

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Vassallo
Foto do author Julia Affonso
Foto do author Fausto Macedo
Por Ricardo Brandt , Luiz Vassallo , Julia Affonso e Fausto Macedo
Atualização:

A menos de 48 horas de seu julgamento, o ex-presidente Lula reivindicou, nesta segunda-feira, 22, ao Tribunal da Lava Jato, em memoriais no âmbito de sua apelação no processo triplex que, se mantida a sua condenação a 9 anos e 6 meses de prisão imposta pelo juiz federal Sérgio Moro, 'o direito de em liberdade recorrer aos tribunais superiores'. Por meio de seus advogados, o petista também pede o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva para os crimes que lhe foram imputados na sentença de Moro, corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa requer, prioritariamente, a absolvição de Lula.

+ Lula deve ser julgado de acordo com a lei e com isonomia

PUBLICIDADE

Documento

DOS PEDIDOS

Nesta quarta-feira, 24, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), julga o recurso de Lula contra sua condenação em primeiro grau. O julgamento é marcado por grande expectativa. O país discute se Lula poderá ser preso, se mantida sua condenação - o Supremo Tribunal Federal já decidiu que penas podem ser executadas após decisões de segunda instância.

+ Lula pede ao Tribunal de Lava Jato direito de recorrer em liberdade

Os memoriais derradeiros de Lula têm 23 páginas. O documento foi entregue a todos os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal da Lava Jato, João Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen, e Victor Laus.

"Ante todo o exposto, requer-se, preliminarmente, a decretação da nulidade do processado ou, ainda, seja o Apelante reinquirido (art. 616 do CPP). No mérito, o que se requer é a absolvição do Apelante, (art. 386, I, II, III, ou VII, do CPP). Em caráter subsidiário, pedese o reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva para ambos os crimes; a redução das penas a ele imputadas; e/ou o afastamento do arbitramento do dano mínimo. Por fim, na longínqua hipótese de serem indeferidos todos os pedidos formulados, requer-se seja assegurado ao Apelante o direito de em liberdade recorrer aos Tribunais Superiores", pedem os advogados do petista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.