PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Lema passou a ser 'conheça o caminho do dinheiro'

Diante da complexidade das estruturas de lavagem usadas pelos alvos da Lava Jato, investigadores trocaram o "siga o caminho do dinheiro" pelo "conheça o caminho, os veículos e os transportadores do dinheiro"

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima. Foto: Gisele Pimenta/Frame

Por Fausto Macedo, Ricardo Brandt e Julia Affonso

PUBLICIDADE

A expressão "siga o dinheiro" (follow the money) ganhou fama após o filme Todos os Homens do Presidente (1976), sobre o escândalo que levou à renúncia do presidente Richard Nixon nos EUA, em 1974, e que ficou conhecido Watergate.

Lava Jato chega a empresários e políticos mirando em operadores

Diante da complexidade das estruturas de lavagem usadas pelos alvos da Lava Jato, investigadores trocaram o "siga o caminho do dinheiro" pelo "conheça o caminho, os veículos e os transportadores do dinheiro".

"Trata-se agora de monitorar os nós do sistema, localizando, através da análise sistemática dos dados, os corredores de passagem do dinheiro. Não se trata, portanto, de seguir o dinheiro, mas de conhecer os seus caminho, veículos e os seus transportadores".

Publicidade

A frase é de Carlos Fernando dos Santos Lima, o mais antigo da equipe de nove procuradores da força-tarefa do Ministério Público Federal, em Curitiba, e está em um texto escrito por ele três anos atrás. O contexto eram os resultados das investigações do caso Banestado.

Rastreando as contas e empresas offshores usadas por esses operadores de propina é como os investigadores da Lava Jato têm conseguido quebrar a estrutura intermediária da lavagem de dinheiro e, assim, atingir corruptos e corruptores. São firmas de fachada abertas em países como Belize, Panamá, Uruguai, Hong Kong.

A estratégia já produziu os primeiros resultados nos dois núcleos de mando no esquema alvo da Lava Jato: o empresarial e o político. Um ano e meio de apurações em sua fase ostensiva, as primeiras condenações de executivos, agentes públicos e políticos pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13.ª Vara Federal, em Curitiba, onde estão os autos da operação com alvos sem foro privilegiado, são um exemplo nesse sentido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.