Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Janot diverge de Teori e diz que apuração sobre Gleisi tem elo com Lava Jato

Procurador-geral da República pediu ao Supremo que reconsidere decisão do ministro relator da operação que encaminhou para redistribuição investigação sobre senador do PT

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Teori Zavascki. Foto: André Dusek/Estadão

Por Beatriz Bulla e Talita Fernandes, de Brasília

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconsidere decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte, que encaminhou para redistribuição trecho de investigação em que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é citada. Para Zavascki, os trechos que envolvem a petista não mostram relação "imediata" com as investigações em andamento sobre corrupção na Petrobras. Com este entendimento, o ministro encaminhou o caso à presidência do Supremo para que fosse feita a redistribuição do caso a outro integrante da Corte. A PGR, no entanto, pediu a reconsideração da decisão.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável pelas denúncias da Lava Jato contra políticos com mandato. Foto: André Dusek/Estadão

A vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, que assinou a peça encaminhada ao STF, aponta o elo entre as informações sobre a senadora petista e o esquema investigado na Lava Jato. "Dentro do esquema apurado na Lava Jato, Ricardo Pessoa referia que os valores pagos a título de propina eram 'descontados' da 'conta-corrente' que mantinha com o Partido dos Trabalhadores", escreveu a vice-procuradora-geral.

Em agosto, o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato na primeira instância, enviou ao STF documentos que podem indicar repasses ilícitos para Gleisi, ex-ministra da Casa Civil. Ela supostamente seria beneficiária de parte de valores que transitaram pelo 'Fundo Consist' - empresa envolvida em desvios de empréstimos consignados no âmbito do Ministério do Planejamento. O ex-ministro Paulo Bernardo (Comunicação e Planejamento), marido de Gleisi, também é citado nas informações encaminhadas ao STF. Os documentos surgiram após a deflagração da 18ª fase da Lava Jato, a Pixuleco II, e fazem parte de dados apreendidos em escritório de advocacia de Curitiba.

Lava Jato vê 'pagamentos sem causa' a Gleisi

Publicidade

PF aponta caminho de dinheiro até Gleisi

A PGR alega que o caso de Gleisi é diferente dos pedidos de investigação relativos ao ministro da Casa Civil, Alozio Mercadante, e ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). O caso dos dois políticos foi redistribuído no Tribunal e saiu do gabinete de Zavascki, por não ter relação com o esquema de corrupção na Petrobras. Já a situação de Gleisi, segundo Ela Wiecko, mostra "liame mínimo de conexão dos pagamentos de valores envolvendo as propinas da Petrobras 'administradas' pelo ex-tesoureiro do PT, João Vaccari, e estas envolvendo a Consist".

Na Operação, o ex-vereador do PT Alexandre Romano, o Chambinho, foi preso preventivamente, com suspeita que ele distribuiu propinas para o partido e políticos da sigla. Como os documentos traziam menção à senadora Gleisi Hoffmann, que detém foro privilegiado, o caso foi encaminhado ao STF. Na última sexta-feira, a PGR ofereceu denúncia contra Romano e pediu o desmembramento do caso. Com a cisão, a denúncia deve ser analisada pela Justiça no Paraná, enquanto as investigações sobre a senadora petista devem prosseguir perante o STF.

A senadora afirma que todo o trabalho realizado pelo escritório que foi alvo da Operação consta de suas prestações de contas eleitorais. Gleisi já é alvo de uma investigação, aberta em março, por suposto recebimento de R$ 1 milhão para campanha eleitoral, segundo delatores da Lava Jato.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.