PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

'Bom direito não arrasta processos por décadas'

Ao negar liminarmente prisão domiciliar para o deputado e ex-prefeito Paulo Maluf, condenado por lavagem de dinheiro, ministra presidente do Supremo critica os persistentes recursos da defesa

Por Breno Pires/BRASÍLIA
Atualização:

Presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADÃO  

Ao negar liminarmente prisão domiciliar ao deputado federal Paulo Maluf (PP/SP), a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, criticou os persistentes recursos de sua defesa.

+ TJ não descartou prisão domiciliar a Maluf

Documento

BOM DIREITO

PUBLICIDADE

A ministra traçou a longa linha do tempo que atravessou o processo do ex-prefeito até chegar à execução da pena. Ele foi condenado a 7 anos, 9 meses e dez dias por crime de lavagem de dinheiro supostamente desviado dos cofres públicos quando exerceu o cargo de prefeito de São Paulo (1993/1996).

+ 'Imediato recambiamento do sentenciado Paulo Salim Maluf'

Publicidade

Cármen relata que a 'denúncia foi apresentada, na 2.ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de São Paulo, pelo Ministério Público Federal em 19 de dezembro de 2006, exatos 11 anos e 3 dias atrás, contra o autor da presente ação e outras nove pessoas pelas práticas de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha'.

+ Maluf ficará no 'bloco dos vulneráveis', mesmo de Geddel e Luiz Estevão

"Este Supremo Tribunal Federal recebeu parcialmente a denúncia em 29 de setembro de 2011, após idas e vindas dos autos em razão do provimento de cargo de deputado federal pelo autor em algumas legislaturas. O recebimento parcial deu-se pela passagem do tempo, que levou à prescrição de quatro das imputações criminosas imputadas."

+ A nova rotina do dr. Paulo

"E condenado em 23 de maio de 2017, persiste o autor da presente ação a opor recursos buscando esquivar-se do cumprimento da pena na forma imposta por este Supremo Tribunal!", anotou.

Publicidade

+ PF diz que ainda não recebeu ordem para transferir Maluf

Para Cármen, a 'essa descrição cronológica e a constatação das condições garantidas à defesa no curso desta mais de uma década de tramitação do processo afastam a configuração, na espécie, do alegado pelo autor quanto a haver 'fumus boni iuris' que, em sua compreensão, ocorreria e permitiria deferimento da liminar requerida'.

+ Juiz cita presença recente de Maluf na Câmara ao recusar perícia médica em São Paulo

"Bom direito não arrasta processos por décadas sem conseguir provar sequer sua existência! Mesmo num sistema processual emaranhado e dificultoso como o vigente no Brasil...", desabafou.

Maluf se entregou à Polícia Federal nesta quarta-feira, 20, e deve ser transferido para Brasília, onde começará a cumprir a pena para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda, de acordo com decisão da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Publicidade

A defesa alegou má condição de saúde de Maluf como motivo de urgência para a análise do pedido para que ele, pelo menos, fosse encaminhado à prisão domiciliar.

Quanto a esse ponto, Cármen Lúcia disse que é preciso haver uma 'análise específica e objetiva' e que isso deve ser feito pela Vara de Execução Penal e pela unidade prisional.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.