1. Usuário
Fausto Macedo
Assine o Estadão
assine
Fausto Macedo

Fausto Macedo

Repórter

EM ALTA

Lula

‘A jararaca tá viva’, diz ex-presidente

Por Julia Affonso e Fausto Macedo

04/03/2016, 15h31

   

Lula, alvo da Operação Aletheia, 23.ª fase da Lava Jato, foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para depor em uma sala no Aeroporto de Congonhas

Lula discursa na sede do PT. O ex-presidente foi levado para depor pela manhã. Foto: Reprodução

Lula discursa na sede do PT. O ex-presidente foi levado para depor pela manhã. Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pego nesta sexta-feira, 4, na Operação Aletheia – nova fase da Lava Jato – disse que se sentiu ultrajado. Ele foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para depor em uma sala no Aeroporto de Congonhas. A PF e a Procuradoria da República investigam Lula por suspeita de ter recebido presentes milionários de empreiteiras que formaram cartel na Petrobrás entre 2004 e 2014. O depoimento do petista se prolongou por mais de três horas.

“Eu me senti ultrajado, como se fosse prisioneiro, apesar do tratamento cortês do delegado da polícia federal.”

Lula mandou um recado.”Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve.”

O ponto central da Operação Aletheia, ápice da Lava Jato, é o patrimônio supostamente oculto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A força-tarefa da Procuradoria da República revela que o petista, ainda no exercício da Presidência, em 2010, adquiriu dois sítios no município de Atibaia, interior de São Paulo, ‘mediante interpostas pessoas’, pelo valor de R$ 1.539.200.

Os investigadores apontam ‘fortes indícios’ de que, entre 2010 e 2014, Lula recebeu pelo menos R$ 770 mil ‘sem justificativa econômica lícita’ do pecuarista e amigo dele José Carlos Bumlai – preso desde 24 de novembro na Operação Passe Livre, desdobramento crucial da Lava Jato que apontou para o suposto envolvimento do ex-presidente no esquema de corrupção instalado na Petrobrás.

(Visited 13 time, 3 visit today)

 

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.