Venda da Delta para donos do frigorífico JBS pode ser fechada nesta semana

Segundo fonte, J&F negocia compra da empreiteira envolvida em denúncias na CPI do Cachoeira

Reuters,

07 de maio de 2012 | 18h57

BRASÍLIA - A venda da Delta Construções, empreiteira líder de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a J&F pode ser fechada ainda nesta semana, informou uma fonte com conhecimento das negociações.

A J&F é a holding que engloba os negócios da família Batista, a mesma que controla o JBS, maior produtor de carne bovina do mundo; além da Eldorado Brasil, do setor de celulose; a Flora, empresa de produtos de limpeza; e o Banco Original, com foco em financiamento do agronegócio.

Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, a negociação está sendo realizada entre a holding e o empresário Fernando Cavendish, proprietário da Delta.

A Delta foi envolvida nas denúncias de negócios irregulares entre agentes públicos e Carlinhos Cachoeira, suspeito de comandar uma rede de jogos ilegais.

Desde então, deixou obras nas quais participava de consórcio com outras empreiteiras e vem sofrendo pressão para abandonar empreendimentos estatais que toca sozinha.

Um antigo diretor da empresa deve ser chamado para prestar depoimento na CPI criada para investigar as denúncias contra Cachoeira e políticos, enquanto parlamentares ainda pressionam para que o novo presidente compareça à comissão.

Em março deste ano, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles passou a ser o presidente do conselho da J&F.

A família Batista mostrou nos últimos anos ser uma especialista em formar grandes companhias por meio de aquisições a baixo custo de empresas em dificuldades financeiras.

No último dia 25, a Delta divulgou um comunicado no qual a empresa assegurava que "continuará a cumprir seus contratos, obrigações e compromissos assumidos com seus fornecedores e clientes, com a habitual regularidade".

Poucos dias antes, no entanto, segundo notícias publicadas na mídia, a empresa deixou de fazer aportes no consórcio responsável pela reconstrução do Maracanã. No dia seguinte ao comunicado, a empresa deixava outro consórcio no Rio de Janeiro.

Tudo o que sabemos sobre:
Delta Construções

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.