Votação para presidente só encerra às 19h

O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reiterou há pouco que os primeiros resultados da eleição presidencial só serão divulgados a partir das 19 horas. “Em razão do fuso horário, as eleições ainda não se encerraram no País”, destacou.

31 de outubro de 2010 | 17h18

 

“Os primeiros dados só (serão divulgados) a partir das 19 horas, para que não possamos influir nas eleições dos demais Estados que ainda não terminaram o pleito”, continuou. Ele salientou que já foi concluída a votação dos brasileiros que estão no exterior, em 84 cidades de 63 países.

 

Na avaliação do ministro, as eleições estão “muito tranquilas”. “Os eleitores brasileiros compareceram às urnas. Não tivemos nenhum incidente relacionado a eleitores, nem mortos, feridos ou desavença mais séria”, citou.

 

Para Lewandowski, a situação mais lamentável e curiosa ocorreu em Pernambuco, onde foram furtados R$ 13 mil destinados à compra de lanches dos mesários. Segundo ele, por meio de cotização (a popular ‘vaquinha’), servidores conseguiram repor R$ 10 mil para pagar a alimentação dos participantes.

 

Os cálculos são feitos com base no que ocorreu no primeiro turno. Em 3 de outubro, quando estavam em disputa os cargos de presidente, governadores, deputados federais, estaduais e distritais e senadores, às 20h30 já estavam apurados 90% dos votos. Agora se acredita que a apuração será ainda mais rápida.

 

Se por um lado a apuração de hoje deve ser bem mais ágil, já que estarão em disputa somente os cargos de presidente da República e de governador em oito Estados e no Distrito Federal, por outro lado haverá uma diferença maior de fuso horário. No primeiro turno não estava em vigor o horário de verão. Agora, sim.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.